Saúde lança Programa pioneiro no Brasil de Valorização da Supervisão de Residências dia 03/12

29 de novembro de 2019 - 17:06 # # # # # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

A expectativa é que o projeto atue na qualificação e remuneração desses profissionais que desenvolvem atividades no sistema de saúde do Ceará.

O Governo do Estado do Ceará em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) e a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins (ESP/CE), realizam no próximo dia 3 de dezembro, às 9h30, o lançamento do Programa de Valorização da Supervisão de Residências em Saúde do Estado do Ceará. A cerimônia vai ocorrer na sede da ESP/CE e contará com a presença do governador Camilo Santana, profissionais da saúde e sociedade civil.

A iniciativa compõe a Plataforma de Modernização da Saúde, lançada em agosto deste ano, e foi idealizada como uma proposição do Centro de Residências em Saúde da ESP/CE em parceria com a SESA, com o objetivo de valorizar o trabalho realizado atualmente pelo corpo de supervisores dos Programas de Residência Médica (Resmed) e Residência Multiprofissional em Saúde (Resmulti) da ESP/CE. Atualmente, a instituição mantém, cerca de 155 supervisores nos dois programas.

O Programa de Valorização da Supervisão de Residências em Saúde do Estado do Ceará faz parte das ações da Comunidade Colaborativa de Prática e Preceptoria Médica. Lançada em 2018, a proposta tem como principal objetivo o fortalecimento e aperfeiçoamento dos processos educativos dos Programas de Residência vinculados à ESP/CE. Seu desenvolvimento ocorre por meio de quatro eixos diferentes: Educação; Liderança, Ética e profissionalismo; Comunicação e Relação; Gestão; e Pesquisa.

O projeto possui um caráter inovador e visa uma melhor sistematização e valorização dos trabalhos de supervisão na rede Sesa. De acordo com a equipe da Diretoria de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE (Dipsa-ESP/CE), o objetivo é que tanto a Resmed quanto a Resmulti contem com a criação de um corpo de supervisores, a serem acompanhados pela ESP/CE e SESA, e selecionados por meio de processo seletivo.

A seleção ocorrerá a partir do edital 25/2019. Lançado na última quarta-feira, 27, o documento prevê a formação de um banco de colaboradores para atender às demandas do Programa de Valorização da Supervisão de Residências em Saúde, por meio do Centro de Residências em Saúde (Ceres) da ESP/CE. As inscrições poderão ser realizadas de forma gratuita e exclusivamente por meio DA INTERNET no período de 29 de novembro à 03 de dezembro de 2019.

O supervisor

Além do trabalho como docente e profissional da saúde atuante nas unidades hospitalares e nos equipamentos de saúde dos municípios, o supervisor tem o importante papel de extrair das complexas situações de seu ofício diário estratégias educativas que favoreçam atitudes emancipadoras e reflexivas junto aos residentes por eles acompanhados. Além de orientar e supervisionar os processos de decisões relativas às questões éticas e morais da profissão.

O Ceres

O Centro de Residências em Saúde tem por missão promover a melhoria da qualidade na atenção à saúde do Ceará, por meio do desenvolvimento de programas educacionais na modalidade de Residência para os profissionais de saúde.
Dentro das atividades fixas desenvolvidas com o grupo de supervisores bolsistas, o Ceres realiza ações junto ao grupo de Formação de Supervisores, com encontros mensais, além de elaborar e atualizar os currículos dos Programas de Residências em Saúde.

Entre seus principais focos, o centro coordena os programas de Residência Médica e Residência Multiprofissional mantidos no âmbito das instituições vinculadas à administração estadual, promove o treinamento de supervisores nas áreas de ensino e pesquisa, e estabelece estratégias de estímulo ao exercício da Supervisão pelos profissionais que atuam nos programas de Residência. Além de propor, com base em evidências estatísticas e necessidades, o número de vagas a serem ofertadas em cada programa ou sub-especialidade, de acordo com os objetivos da Sesa e da ESP/CE.

Serviço:
Lançamento do Programa de Valorização da Supervisão de Residências em Saúde
Dia 03.12.2019, às 9h30
Local: Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins (ESP/CE) – Av. Antônio Justa, 3161 – Meireles