ESP/CE realiza Seminário de Enfrentamento à Violência contra Mulher

1 de novembro de 2019 - 16:04 # # # # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/Ceará

Seguem abertas as inscrições para o Seminário “Fortalecendo Redes Solidárias no Enfrentamento à Violência contra a Mulher”. Promovido pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) em parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA) e Casa Lilás, o evento ocorrerá entre os dias 18 e 19 de novembro e fará parte da Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por qualquer pessoa interessada no tema.

A agenda do dia 18 incluirá o lançamento da campanha e do livro: “Diálogos sobre as Experiências no Enfrentamento à Violência contra a Mulher”. Haverá ainda a mesa redonda: Desafios e Perspectivas no Enfrentamento à Violência contra a Mulher no Ceará; e a Palestra: “Atenção às Crianças e Adolescentes em Situação de Violência. Paralelamente, ocorre das 13h às 17h o “I Encontro da Rede Estadual de Atenção Integral às Mulheres, Crianças e Adolescentes em Situação de Violência”.

O Encontro da Rede segue pela manhã do dia 19, que traz também apresentações de trabalhos da III Mostra de Trabalhos de Pesquisa e Extensão em Saúde, com encerramento às 13h.

Mostra de Trabalhos de Pesquisa e Extensão em Saúde

Neste ano, a III Mostra de Trabalhos de Pesquisa e Extensão em Saúde compõe a programação. As apresentações ocorrerão no dia 18 e 19 de novembro na sede da ESP/CE. A ideia é promover um espaço de compartilhamento de estudos e experiências acerca de trabalhos na área da saúde que contemplem a temática do enfrentamento à violência contra as mulheres.

Acadêmicos em geral, pós-graduandos, residentes, preceptores, profissionais de saúde, colaboradores da ESP/CE e integrantes de movimentos sociais já submeteram seus resumos. As apresentações dos trabalhos ocorrerão por meio de e-posters, de acordo com as especificações do edital de submissão. A publicação dos trabalhos aprovados deverá ser divulgada na data provável de 12 de novembro na página do evento.

Violência Contra a Mulher

De acordo com dados do Ministério da Saúde, somente em 2018 foram registrados mais de 145 mil casos de violência física, sexual, psicológica contra mulheres. As estatísticas apontam que o número de notificações de violência física causada pelos conjugues quase quadruplicou de 2009 a 2016.

Os índices preocupam e repercutem também no Ceará, onde, de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), foram notificados 13.560 casos por violência interpessoal e autoprovocada no sexo feminino, de 2017 a 16 de setembro de 2019.

Serviço:

Dias 18 e 19 de Novembro

Escola de Saúde Pública do Ceará (Av. Antônio Justa, 3161 – Meireles)

REALIZE SUA INSCRIÇÃO

ACESSE A ÍNTEGRA DO EDITAL