Curso Básico de Diagnóstico Laboratorial de Tuberculose e Hanseníase encerra turma

1 de novembro de 2019 - 08:48 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues, por meio do seu Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig), encerrou no último dia 25, mais uma turma do Curso Básico de Diagnóstico Laboratorial de Tuberculose e Hanseníase.

A formação ocorreu por meio de parceria com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (COVIG/SESA/CE) e os encontros foram realizados no Centro de Dermatologia Dona Libânia.

A iniciativa destinou-se a técnicos farmacêuticos bioquímicos com o objetivo de aperfeiçoar as técnicas de coleta, esfregaço e coloração das lâminas, conferindo ao exame maior confiabilidade e precisão nos diagnósticos.

Participaram do curso profissionais que atuam na rede pública dos municípios de Fortaleza, Morada Nova, Tauá, Choró, Cruz, Icó, Crato, Juazeiro do Norte, Caucaia, Palmácia, Ipu, Groaíras, Sobral, Santana do Acaraú e Maranguape.

De acordo com a equipe pedagógica do projeto, essa é uma formação que se baseia na aprendizagem significativa e produção do conhecimento implicado com o fazer concreto das práticas de cuidado individuais e coletivas. Durante os cinco dias de encontros trabalhou-se a construção do cenário de enfrentamento à Tuberculose e Hanseníase.

Diagnóstico

Um diagnóstico rápido e seguro, acompanhado de tratamento precoce, são medidas fundamentais para quebrar a cadeia de transmissão e controlar a tuberculose e hanseníase no Brasil. O treinamento dos profissionais é uma estratégia fundamental para possibilitar a realização do diagnóstico da tuberculose e hanseníase, com técnicas padronizadas, critérios de controle de qualidade e de biossegurança, em qualquer laboratório da rede pública.