Câncer de mama: o caminho da prevenção

15 de outubro de 2019 - 08:30 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/Ceará

A tatuadora Carol Telles detectou um pequeno nódulo no seio ao fazer o autoexame das mamas. Com apenas 25 anos de idade, ela tinha histórico de câncer de mama na família. Mesmo com ultrassom, exames de sangue e punção com resultados negativos para a doença, Carol insistiu em retirar o nódulo. Para a surpresa dela e dos médicos, o resultado da biópsia do material colhido deu positivo. Foi necessário então fazer novas cirurgias, quimioterapia e radioterapia.

A tatuadora Carol Telles se curou de um câncer de mama (Foto: Arquivo pessoal)

Hoje, Carol comemora 5 anos de cura e uma mudança completa na rotina de autocuidado: “O mais importante é o autoexame, mesmo. Meu nódulo tinha 0,8 cm e eu tive que fazer tudo isso! Com 25 anos. Imagine se eu não tivesse feito a prevenção. Seria tarde demais, né?”, diz ela. A tatuadora aproveita para organizar um evento com as sócias do estúdio de tatuagem nos dias 24 e 25 deste mês. A ideia é disponibilizar artes que terão parte do valor revertida para instituições que apoiam a luta das pessoas com câncer de mama.

Prevenção

O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde. A doença é resultado do desenvolvimento anormal das células da mama, que podem se multiplicar e formar um tumor maligno.

O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. Também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço.

Mas o médico mastologista Luiz Porto, presidente do Comitê Estadual de Controle de Câncer, da Sociedade Cearense de Cancerologia e coordenador do Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (Geeon), alerta: o autoexame não substitui a prevenção feita por médicos e profissionais da saúde.

Dr. Luiz Porto (Foto: Ariane Cajazeiras)

Em entrevista à Escola de Saúde Pública do Ceará, ele explica que algumas mulheres têm fatores de risco aumentado e por isso a primeira consulta a um mastologista deve ser feita aos 30 anos. Aos 40 anos, é realizada a primeira mamografia. E a partir dos 50 anos, as mulheres sem sintomas precisam fazer mamografias periodicamente, de acordo com a orientação do médico que as acompanha. Também é necessário fazer atividade física regular, evitar ingestão excessiva de álcool, carne vermelha e gordura animal.

É importante lembrar que confiar-se apenas no autoexame é falho para o rastreamento dos tumores e a demora no diagnóstico da doença é uma das causas mais constantes para a mortalidade.
Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha realizada anualmente em todo o mundo neste mês para alertar sobre o câncer de mama e suas formas de prevenção e detecção precoce. O movimento teve início no ano de 1990 em um evento chamado “Corrida pela cura” que aconteceu em Nova Iorque e chegou ao Brasil em 2002.

Doe um lenço, doe amor

Para lembrar o Outubro Rosa, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) realiza programação variada até dia 29 de outubro. Durante todo o mês, ocorre ação de sensibilização e conscientização com os colaboradores, servidores, bolsistas e população em geral.

A Escola é posto de coleta para lenços, perucas, chapéus e outros materiais que devem ser doados a instituições de apoio a mulheres que tratam câncer de mama. A campanha “Apoie essa causa, doe um lenço, doe amor!” vai beneficiar as ONGs “Toque de vida”, “Rosa Viva” e o PROAMMA (Programa de Assistência à Mulher Mastectomizada). Os materiais deve ser entregues na sede da ESP/CE (Av. Antônio Justa, 3161 – Meireles).

Outras atividades fazem parte da programação do Outubro Rosa, como a sensibilização e conscientização para a prevenção e detecção precoce do câncer de mama que ocorreu entre Funcionárias e jogadoras do Time Feminino do Ceará.

As jogadoras, parentes e funcionárias tiveram uma tarde de esclarecimentos sobre a doença, prevenção e ainda um dia de beleza.