Especialização em VISA realiza Seminário de Defesa de Trabalho

19 de julho de 2019 - 10:06 # #

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues, por meio do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde, iniciará a última fase do Curso de Especialização em Vigilância Sanitária com a realização do Seminário de Defesas de Trabalho de Conclusão da sua nona turma. A partir do próximo dia 22, os alunos apresentarão, nas dependências da ESP/CE, os resultados de suas monografias como requisito para a conclusão do curso.

Com uma turma de 28 alunos presentes em sala de aula, 27 alunos qualificados já estão se preparando para as apresentações, com as datas já agendadas com a coordenação do curso. Mais uma vez, a Especialização em Vigilância termina seu curso sem evasão e com número significativo de defesas.

O curso objetiva especializar profissionais em Vigilância Sanitária, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS/Ceará), na perspectiva de desenvolver competências necessárias para o gerenciamento e operacionalização de ações relacionadas à eliminação, diminuição ou prevenção dos riscos sanitários decorrentes do processo de produção, circulação e consumo de bens e serviços relacionados à saúde.

Nos municípios do Ceará, segundo a coordenação do curso, é perceptível a frágil organização dos serviços de Vigilância Sanitária, dificultando a operacionalização de ações, no nível local, quanto ao planejamento do próprio processo de trabalho, decorrente do número insuficiente ou inexistente de equipes especializadas e da alta rotatividade de profissionais.

Por sua complexidade de atuação, a coordenação do curso informa que faz-se indispensável que a capacidade operativa dos serviços seja fortalecida através da formação complementar/educação permanente dos profissionais, ofertando-se uma Especialização em Vigilância Sanitária, planejada com uma matriz curricular capaz de ampliar os conhecimentos e discussões sobre as práticas no cenário atual e torná-los resolutivos diante das diversas realidades da gestão, do planejamento e do desenvolvimento das ações de VISA no Ceará.

Atualmente, são estabelecidas as seguintes sub-linhas de pesquisa em VISA: Comunicação e Educação Sanitária; Produtos e Tecnologias de Interesse à Saúde; Serviços de Saúde e de Interesse da Vigilância Sanitária; Vigilância Sanitária de Ambientes; e Condução dos Processos de Trabalho em Vigilância Sanitária.