Pesquisador da Fiocruz apresenta Atlas de Saúde do Ceará

17 de julho de 2019 - 10:00 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (Nucit), promoverá no próximo dia 22, a partir das 14h, sessão científica no Auditório Waldir Arcoverde. A palestra mostrará o panorama de indicadores do Atlas de Saúde do Ceará com mediação do pesquisador José Uéleres Braga, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O Atlas de Saúde traz um diagnóstico com a distribuição das principais causas de morbimortalidade e da situação socioeconômica envolvendo dados da Vigilância Epidemiológica do Ceará. A pesquisa, realizada entre 2000 e 2016, avalia os agravos e reflexos sociais de doenças como o Câncer, AIDS, Chikungunya, Dengue, Hanseníase, Hepatites Virais, Intoxicações, Leishmaniose, Meningite, Sífilis, Tuberculose, Sarampo e Violência Sexual.

Durante a sessão científica será apresentado também o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Os indicadores geográficos e socioeconômicos mostrarão a distribuição em diferentes regiões do Ceará.

“Esse evento tem a finalidade de compartilhar indicadores importantes com os profissionais de saúde, professores, pesquisadores e estudantes. Consideramos de muita relevância este conhecimento científico devido ser uma análise para as necessidades de saúde da população e a oferta de serviços adequados”, destaca Alice Pequeno, supervisora do Nucit/Sesa.

O evento será voltado para profissionais de saúde, residentes, estudantes e pesquisadores interessados nestes indicadores. Inscrições abertas até 21 de julho..

Sobre o pesquisador

José Uéleres Braga atua como professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pesquisador da Fiocruz. É graduado em medicina pela Universidade Federal do Ceará, fez residência médica em Medicina Preventiva e Social pela mesma instituição e concluiu doutorado em Saúde Coletiva na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Saúde Coletiva e Epidemiologia atuando, principalmente, com estudos de análise espacial, ecológico, krigeagem, estatística espacial e tuberculose.

Serviço:

Sessão Científica sobre o Atlas de Saúde do Ceará

Data: 22 de julho de 2019

Horário: 14 horas

Local: Auditório Waldir Arcoverde da Secretaria da Saúde do Ceará (Av. Almirante Barroso, 600 – Praia de Iracema)

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa