Curso de Sistema de Informação em Saúde começa em julho

17 de junho de 2019 - 10:53 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), em parceria com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do Ceará (COVIG/SESA/CE) e o Núcleo de Informação e Análise em Saúde (NUIAS), iniciará, no dia 01 de Julho, as atividades do Curso Básico em Sistema de Informação em Saúde.

O objetivo do curso é qualificar os profissionais no que diz respeito ao manuseio e preenchimento adequado dos sistemas de informação em saúde, que são instrumentos padronizados de monitoramento e coleta de dados.

Quarta capacitação deste ano realizada pelo Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig), o curso terá carga horária de 40 horas-aula distribuídas entre teoria e prática. A capacitação ocorrerá no Centro Universitário Christus – UNICHRISTUS, campus do Parque Ecológico, em Fortaleza.

O curso já está com turma formada e os ofícios de mobilização e as fichas de inscrições foram encaminhadas aos respectivos públicos prioritários, via e-mail institucional. Mais informações poderão ser obtidas com a coordenação do curso pelo telefone (85) 3101.1400

O Sistema de Informação em Saúde instrumentaliza e apoia a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), em todas as esferas, nos processos de planejamento, programação, regulação, controle, avaliação e auditoria.

Esse sistema padroniza o monitoramento e coleta de dados, que tem como objetivo o fornecimento de informações para análise e melhor compreensão de importantes problemas de saúde da população, subsidiando a tomada de decisões nos níveis municipal, estadual e federal.

Ele é um conjunto de componentes que atuam de forma integrada por meio de mecanismos de coleta, processamento, análise e transmissão da informação necessária e oportuna para implementar processos de decisões no Sistema de Saúde. Seu propósito é selecionar dados pertinentes e transformá-los em informações para aqueles que planejam, financiam e avaliam os serviços de saúde.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define Sistema de Informação em Saúde ( avaliam os servi