Residência na Rua partilha primeiras devolutivas de 2017

8 de agosto de 2017 - 10:21

Ter, 07 de agosto de 2017 14:26

 

 

 

A equipe do Projeto Residência na Rua: Saúde, Cultura e Arte (PRR) reuniu-se, no último dia 2, para apresentar os encaminhamentos iniciais das atividades realizadas no primeiro semestre de 2017. Implementada desde 2016, a iniciativa coordenada pela Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (RIS-ESP/CE) é um projeto intersetorial de promoção da saúde e cidadania junto à população em situação de rua da Praça do Ferreira a partir de uma parceria da ESP/CE, Secretaria da Saúde do Ceará (SESA) e Secretaria da Cultura do Ceará (Secult).

 

 

Durante o encontro, a equipe do PRR socializou alguns dos casos acompanhados durante os cinco primeiros meses de atividades deste ano. O grupo, que iniciou os trabalhos em abril, conta com uma equipe multiprofissional de oito integrantes, entre residentes e preceptores que orientam as atividades dos profissionais em campo.
 
 
 

 

 

De acordo com Rafael Rolim, tutor da RIS-ESP/CE e coordenador do projeto, o que tem se verificado é a grande dificuldade de reinserção social de todas as pessoas em situação de rua que se encontram em áreas da cidade como a Praça do Ferreira. Ele explica que a equipe da PRR tem, nesse sentido, o importante papel de fazer a ponte entre essas pessoas que precisam de apoio clínico assistencial e as redes de atenção do estado.

 

 

“A gente apresenta a rede. Não fazemos um trabalho assistencialista. Mas sim de empoderamento dessas pessoas para que eles possam, a partir dai, se implicar no seu processo de socialização, de retorno ao trabalho e ao convívio familiar, se assim ele desejar”, afirma Rafael, que enfatiza a relevância do caráter interprofissional do programa, uma vez que a equipe do PRR conta com profissionais da área da enfermagem, da psicologia e do serviço social.

 

 

O tutor explica que na esfera da psicologia, por exemplo, os profissionais da equipe procuram trabalhar as subjetividades dessas pessoas que se encontram nas ruas entendo-os como um sujeito bio psicossocial. “Fazemos um trabalho de escuta qualificada para a compreensão dos problemas que geram toda vulnerabilidade psicológica que leva o indivíduo à situação de rua”, enfatiza.

 

 

Já nas áreas do serviço social e da enfermagem, a equipe vem dando apoio aos grupos que se encontram na Praça do Ferreira, principalmente em relação a orientações para retirada de documentos pessoais, acesso a equipamentos de saúde para a realização de acompanhamentos e tratamento de possíveis enfermidades.

 

 

Desde agosto de 2016, o grupo de residentes tem trabalhado com as pessoas em situação de rua, levando inclusive espetáculos que refletem a saúde mental e a cidadania. Em 2017, a equipe do PRR seguirá se reunindo sempre às terças e quartas-feiras em turnos alternados entre manha, tarde e noite. 
 
 
 
 
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
( ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce