EpiSUS e Vigilância das IST reiniciam atividades

3 de julho de 2017 - 11:38

3 de julho de 2017 15:31

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio do Centro Educação Permanente em Vigilância da Saúde (CEVIG), iniciou, no dia 3, a segunda turma do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviço do SUS – EpiSUS – Fundamental. As aulas prosseguem até 7 de julho na sala 3 do prédio anexo da ESP/CE.
 
 
O curso, com duração de 12 semanas, é resultado da Carta de Colaboração firmada em 13 de março entre o Ministério da Saúde, a Rede de Programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo e Intervenções em Saúde Pública (TEPHINET) e a Rede Sulamericana de Programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo (REDSUR), para o planejamento e implementação de atividades relacionadas à formação, o desenvolvimento e o uso de profissionais capacitados em epidemiologia de campo e saúde pública.
 

 

A primeira turma do projeto-piloto do curso foi formada em junho último. Dessa turma, 25 profissionais da vigilância participaram do treinamento que capacitou profissionais de secretarias estaduais e municipais de saúde que enfrentaram a emergência da epidemia de Zika vírus e suas consequências ou que se localizam em área de fronteira com outros países.
 
 

IST

 

Além dessa turma do EpiSUS, a ESP/CE receberá, no período de 3 a 5 deste mês, o segundo Módulo do Curso Básico de Vigilância das IST/HIV/Aids, Sífilis Congênita e Hepatites. A formação objetiva fortalecer as ações de vigilância epidemiológica com vistas ao planejamento, monitoramento e avaliação das ações de prevenção e controle dessas doenças.
 
 

 

Em Fortaleza, o curso destina-se a coordenadores da Vigilância Epidemiológica e terá carga horária de 24 horas e suas atividades ocorrerão por meio de atividades de acolhimento, exposições dialogadas, estudos de caso, entre outras práticas. Esta mesma formação também ocorreu no município de Sobral no período de 21 a 23 de junho. Seu segundo módulo ocorrerá de 2 a 4 de agosto.
 
 
 
 
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: espce