RIS-ESP/CE executa territorialização em 16 municípios do Ceará

8 de maio de 2017 - 05:36

Seg, 08 de maio de 2017 09:30

O Programa de Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (RIS-ESP/CE) desenvolve, nesse momento, seu processo de territorialização em 16 municípios do Ceará. As atividades em execução nesses cenários de prática distintos fazem parte das ações do Módulo I, compreendido como “Território e Saúde” e teve início no final de março após finalização do seu período introdutório.

De acordo com Rafael Rolim, tutor da RIS-ESP/CE, os preceptores e residentes foram recepcionados em cada cidade de uma forma específica. Algumas localidades se reuniram com os profissionais e apresentaram a estrutura, dinâmica da gestão e seus equipamentos. Outros realizaram acolhidas por meio de rodas de conversa, dinâmicas de corpo, dança e música.

O processo de territorialização, segundo a equipe pedagógica da RIS-ESP/CE, é um momento para se compreender as tramas e emaranhados constitutivos dos espaços de convivência social e comunitária, onde o profissional da saúde deve estar atento aos saberes e fazeres que ali se forjam e que em muito podem contribuir para os processos de trabalho e aprendizagens nos cenários de prática da saúde.

Para Rafael Rolim, quando falamos em ‘territorializar’, como uma ação de conhecer esse território enquanto diagnóstico de um determinado espaço, fala-se também das relações para além da esfera institucional. “Eu adentro mais nesse universo inclusive nas relações de poder e nas relações econômicas que ali existem”, afirma.

Segundo o pesquisador, a ação reforça também o caráter de mapeamento desses espaços em seus desafios sócios culturais, econômicos, históricos e antropológicos. “Mas não é apenas um raio X da dureza. Tem uma leveza que trafega por caminhos subjetivos da percepção de quem territorializa, da forma como ele é recebido nesse território e de como ele se relaciona com as pessoas que lá vivem e habitam”, explica Rafael Rolim.

A RIS-ESP/CE concluirá o Módulo I: Território e Saúde no dia 12 de maio. E, de acordo com a equipe pedagógica, os resultados e vivências desse processo serão apresentados e colocados em pauta no período de 10 a 12 de maio dentro da Mostra de Territorialização em Saúde. O encontro ocorrerá na Universidade do Parlamento Cearense (Unipace) na Assembleia Legislativa do Ceará.

Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: espce