RIS-ESP/CE debate reforma psiquiátrica e sanitária

13 de março de 2017 - 06:17

Seg, 13 de março de 2017 10:07

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da Residência Integrada em Saúde (RIS-ESP/CE), realizou na última sexta-feira, 10, uma mesa redonda para discutir o histórico das reformas Sanitária e Psiquiátrica no Brasil e no Ceará.
 

Intitulado de “Conversa de Sofá”, o encontro fez parte da programação de Imersão da Turma IV da RIS e contou com a presença dos profissionais residentes e de representantes da Secretaria da Saúde do Ceará (SESA), Secretaria de Cultura do Ceará (Secult), Fiocruz e Universidade de Fortaleza (Unifor).
 

De acordo com Amanda Frota, coordenadora da RIS-ESP/CE, essa é a segunda vez que o debate compõe a semana de imersão da RIS. A primeira vez foi por ocasião do acolhimento da Turma III. Ela explica que o encontro é como se fosse uma “passada de bastão”, onde os atores que viveram e pesquisaram os temas propostos debatem os papeis dos novos profissionais-residentes no contexto prático. “’Nós vivemos isso. Nós fizemos isso até agora e vocês residentes irão botar no SUS essa reforma psiquiátrica em curso”, reforça Amanda Frota.

Do debate participaram Carlile Lavor, Policarpo Barbosa, Rane Félix, Taís Bleicher e Amanda Frota. A agenda do período introdutório de imersão do programa segue até o próximo dia 24 de março com atividades diárias entre oficinas de competências, rodas de conversa, palestras, sessões de cineclubes, entre outras atividades.
 

Na manhã do dia 13/03, a programação de Imersão da Turma VI da RIS receberá a professora, pesquisadora da Fiocruz e ex-superintendente da ESP/CE, Ivana Barreto. Ela é a convidada do programa “Café com Política” e debaterá o tema “Colaboração Interprofissional em Saúde: a práxis na realidade da formação em Saúde”.

 

 

 

 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: espce