Orientações para submissão de trabalhos

3 de junho de 2016 - 17:47

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS TRABALHOS A SEREM APRESENTADOS NA VI EXPOESP

 

INSTRUÇÕES PARA PREPARAR TRABALHOS/RESUMOS

 

Orientações gerais

 

Será utilizado um formulário próprio on-line no site da ESP/CE (www.esp.ce.gov.br) para submissão dos resumos.

 

Os participantes poderão inscrever trabalhos nas seguintes modalidades:
– Pesquisas em Saúde
– Relatos de Experiências.

 

Em se tratando de Pesquisas em Saúde, os resumos dos trabalhos deverão conter: introdução (objeto do estudo/definição do problema abordado com contextualização sanitária e política); objetivos; método; resultados/conclusão e recomendações. Serão considerados somente resumos relativos a pesquisas realizadas nos últimos três anos, cujos resultados não tenham sido publicados em outros eventos científicos.

Em se tratando de Relatos de Experiência, os resumos deverão conter: introdução (identificação do problema e justificativa da intervenção); objetivos da experiência; a descrição da experiência: ações, práticas e discussão; principais resultados; conclusão, recomendação para saúde coletiva. Não serão aceitas experiências concluídas há mais de três anos.

Os resumos devem conter até 4.500 caracteres (incluindo espaços). Não serão permitidos a inclusão de fotos, figuras e gráficos no resumo.

A Comissão Científica fará a distribuição dos trabalhos aceitos exclusivamente na modalidade E-pôster. Os trabalhos apresentados como pôsteres serão projetados em formato vertical nas seguintes dimensões 100 cm de altura por 90 cm de largura.

Submissão de resumos de trabalhos

Os resumos de trabalhos só poderão ser inscritos on-line, por meio do site do Evento (www.esp.ce.gov.br) e será limitado ao número máximo de 500 resumos. Destes, serão selecionados os 300 trabalhos para apresentação durante o evento.

 

Serão aceitos, no máximo, 2 (dois) resumos por participante inscrito no Evento como autor principal. Não há limite para trabalhos em coautoria. Cada trabalho poderá ter no máximo até 8 (oito) autores, ou seja, 1 (um) autor principal e 7 (sete) coautores.

 

ATENÇÃO: Os itens título, autores, instituição e eixo temático, macrorregião de saúde, eixos temáticos possuem seus campos específicos. No campo RESUMO insira somente os conteúdos relativos a introdução, objetivos, métodos, resultados e considerações finais. 

 

NÃO COLOQUEM NO CAMPO DESTINADO AO RESUMO NOME DOS AUTORES E COAUTORES, POIS O RESUMO SERÁ DESCLASSIFICADO TENDO EM VISTA QUE ISSO COMPROMETERÁ O SIGILIO DAS AVALIAÇÕES. 

 

Os autores devem ser cadastrados um a um no campo “Novo autor”, destacando quem é o autor principal e o apresentador do trabalho.

 

Ao final, o autor deverá clicar em SUBMETER para finalizar o processo de submissão.  

 

Critérios para aprovação de resumos

 

Além do cumprimento dos requisitos de preparação dos resumos, acima explicitados, serão adotados os seguintes critérios de avaliação para a aprovação dos trabalhos:

 

•    Relevância e natureza inovadora do trabalho;
•    Consistência do objeto abordado e sua relação com o tema dos eventos;
•    Características do resumo submetido no que se refere a: organização, capacidade de síntese e clareza de apresentação;
•    Recomenda-se detalhada revisão do texto, pois em nenhuma hipótese serão aceitas mudanças no conteúdo do resumo enviado.

 

Temas para envio de resumos

 

O resumo do trabalho deve ser submetido à análise da Comissão Científica considerando o tema geral do evento a partir dos eixos temáticos abaixo:

1.    Assistência Farmacêutica
2.    Atenção Integral à Saúde no SUS
3.    Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde
4.    Formação e Educação Permanente e Gestão do Trabalho em Saúde
5.    Participação e Controle Social no SUS
6.    Planejamento, Gestão e Gerenciamento dos Serviços de Saúde
7.    Vigilância da Saúde
8.    Redes de Atenção à Saúde
9.    Residências Médicas e Multiprofissional em Saúde
10.    Outros Temas

Serão priorizados os eixos diretamente relacionados ao tema central, entretanto, trabalhos com outros temas poderão ser inscritos no Eixo 10 – Outros Temas.

IMPORTANTE

•    A apresentação dos resumos aprovados está vinculada a inscrição do autor principal no evento, podendo ser excluídos caso a inscrição não seja confirmada na data estabelecida.  
•    Resumos que não cumpram com as exigências descritas não serão aceitos.
•    O apresentador do trabalho (autor ou coautor) deverá estar presente junto ao trabalho exposto nos horários definidos na programação do Congresso. Somente assim o trabalho será classificado e sua apresentação certificada.
•    O autor apresentador será comunicado do local, data e horário da apresentação a serem definidos pela Comissão Científica.
•    O autor/apresentador do trabalho deverá chegar ao local meia hora antes, para efetuar a transferência do arquivo. A coordenação do evento não se responsabiliza por arquivos corrompidos ou que não sejam compatíveis com o programa utilizado pelo evento para exibição do pôster.

Certificados

 

Será emitido apenas um certificado on-line por trabalho apresentado, no qual constarão os nomes de todos os autores e coautores, disponível no site do Congresso ao final do evento.

 

Premiação

 

A Comissão Científica do evento atribuirá menção honrosa aos 10 melhores trabalhos apresentados, sendo 05 na modalidade Relatos de Experiência e 05 na modalidade Pesquisa em Saúde.