Residência Integrada em Saúde realiza cerimônia de encerramento da sua II turma

20 de maio de 2016 - 13:32

Sex, 20 de Maio de 2016 17:32

Foram dois anos de aprendizado e troca de experiências em que os 327 residentes, de 13 profissões da saúde estiveram imersos e nessa quinta-feira, 19, comemoraram o encerramento da Tuma II da Residência Integrada em saúde, apresentando os resultados de suas experiências.

Os impactos das ações desenvolvidas nos cenários de prática do componente comunitário foi apresentado pelo residente e enfermeiro Cleiton da Paz, do município de Icapuí. Cleiton destacou que muitos grupos preventivos foram criados e a prefeitura, agora, estuda uma forma de manter as ações. “Com a nossa chegada ao município, ativamos uma rede interdisciplinar para o cuidado preventivo da população e é gratificante saber que vamos deixar um legado bom”, explica.

Já o residente do componente hospitalar, o dentista Renner Alves, apresentou ações inovadoras realizadas no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), com pacientes e acompanhantes. “Procuramos humanizar o período do paciente no hospital, fazer desse tempo o menos doloroso possível, além de trabalhar com os acompanhantes dos pacientes, que também merecem atenção ”.

Logo após as apresentações, as autoridades foram convidadas para falarem aos residentes e o Secretário adjunto da Saúde do Estado, Marcos Gadelha, salientou a importância do trabalho realizado por uma equipe multidisciplinar, que é o caso da RIS, “temos que dar mais atenção à promoção da saúde, pois o trabalho da Residência é voltado, não só para o tratamento da doença, mas para a qualidade de vida das pessoas com o cuidado humanizado”. O Secretário concluiu sua fala e foi muito aplaudido quando disse que estava disposto a lutar, pessoalmente, pela continuidade dos trabalhos da Residência.

Na ocasião, o superintende da Escola de Saúde Pública do Ceará, Salustiano Pessoa, disse aos concludentes que construíssem suas vidas pautadas no trabalho, “construam suas vidas com decência e trabalho. Eu desejo a todos uma excelente caminhada, que está só começando”, concluiu.

Para a coordenadora geral da Residência Integrada em Saúde (RIS-ESP/CE), Amanda Frota, o sentimento é de gratidão e dever cumprido, “nosso papel é ativar e capacitar profissionais com a perspectiva de lideranças técnicas, científicas e políticas por meio da interiorização da Educação Permanente Interprofissional e é pensando nisso que o processo da seleção tem prova curricular, teórica e prática, pois queremos pessoas com atitude, com potencial multiplicador de conhecimento e acredito que conseguimos isso”, destaca.

Também prestigiaram o evento a pesquisadora da Fiocruz e tutora emérita da RIS, Ivana Barreto; o médico sanitarista, Carlili Lavor; deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Ceará, Carlos Felipe; representante do Fórum Cearense de Residências Multiprofissionais em Saúde, Pedro Araújo Filho e a Secretária Municipal de Saúde de Tauá, Ademaria;

A RIS

A RIS-ESP/CE foi implantada no estado do Ceará em 2013, com 222 vagas ofertadas a 13 profissões da saúde, distribuídas em quatro ênfases: Saúde da Família e Comunidade, Saúde Mental Coletiva, Saúde Coletiva e Cancerologia. Em 2014 foi expandida para 327 vagas distribuídas em 11 ênfases: Saúde da Família e Comunidade, Saúde Mental Coletiva e Saúde Coletiva, Enfermagem Obstétrica, Neonatologia, Pediatria, Infectologia, Neurologia e Neurocirurgia de Alta Complexidade, Cuidado Cardiopulmonar, Urgência e Emergência e Cancerologia.

O programa é desenvolvido com duração mínima de dois anos, sendo a carga horária total de 5.760horas, respeitando-se a carga horária de 60horas semanais, das quais se dividem em 80% de atividades práticas, imersão em serviço, plantões e estágios, e 20% de atividades teórica, aulas teóricas, rodas tutoriais e estudo individual, ou teórico-práticas, Roda de Núcleo e Roda de Campo, obedecendo-se às normas da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde (CNRMS).

Veja as fotos do evento CLICANDO AQUI

Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)