Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde realiza oficina sobre Desenvolvimento Infantil

9 de março de 2016 - 06:21

Qua, 09 de Março de 2016 11:21
 
 
O Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde, promovido pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), realizou na última segunda-feira, 07, sua oficina de construção do guia do curso sobre Desenvolvimento Infantil da 2ª Infância (06 a 11 anos).

O objetivo da atividade foi destacar temas que contribuirão para formação dos Técnicos de Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Assuntos esses, capazes de responder às evidências que apontam para a necessidade de ações voltadas, não apenas, para a sobrevivência e o crescimento infantil, mas também para a promoção do pleno desenvolvimento na segunda infância, como medidas preventivas das doenças crônicas não transmissíveis e de agravos psíquicos na vida adulta.

A Coordenadora do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde (CTACS), Wilma Lins, fez a abertura da oficina e destacou a importância da atividade. Para ela, o momento “reflete a conquista de todos no processo de formação dos ACS”. A condução da oficina ficou a cargo da coordenadora do curso, apoiada pelas supervisoras pedagógicas, Aldenôra Gonçalves Pereira, Camila Mascarenhas e Regina Macambira.

O Grupo colocou temas importantes em discussão, tais como: Educação Alimentar/Nutrição Infantil (obesidade, anorexia, bulimia, e etc.), Violência Doméstica; Conceitos de Violência; Conhecer o Estatuto da Criança e do Adolescente; Abuso Sexual; Gravidez na Infância e Adolescência; Cultura de Paz; Prevenção do uso de álcool e outras drogas; Bullying na Escola; Caderneta da Criança; Socialização da Criança; Evasão Escolar; Atividades de Lazer (brincar, atividades psicomotoras); Orientação sexual; Prevenção de acidentes; Inclusão da criança deficiente; Saúde física (cuidados com o corpo); Cuidado com as amizades; Grupos de Educação em Saúde; Práticas saudáveis de vida na 2ª infância (escoliose – mobília errada nas escolas); Vigilância quanto às condições crônicas na infância; Ética e Educação (valores, princípios e etc.); Emergências; Primeiros Socorros; Acompanhamento familiar (lazer, escolar, e etc.); como Avaliar a Prática do ACS.

 
A oficina também contou com a participação e contribuição de pessoas ligadas ao processo de trabalho e formação do ACS: secretária adjunta de Saúde, de Horizonte, Inês Amaral; terapeuta ocupacional do COSEMS, Maria do Carmo Queiroz; representante da Vice-Governadoria, José Paulo; coordenadora da Atenção Básica de Tauá, Vilalba Carlos; coordenadora da Atenção Básica de Fortaleza, Raquel Nepumuceno; representante da Secretaria Municipal de Saúde, Sílvia Sabrina; representante da Secretária da Saúde do Estado do Ceará (SESA), Mariana Nunes.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Marcos Saudade e Hariádina Salveano
Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce