RIS representa ESP/CE na 7ª Conferência Estadual de Saúde

23 de novembro de 2015 - 11:31

Seg, 23 de Novembro de 2015 08:45

“Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do povo brasileiro”, com esse tema aconteceu, no mês de outubro, a 7ª Conferência Estadual de Saúde do Ceará – ‘Carlos Alberto Nascimento Nogueira’ (7ªCES), que foi uma realização do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau-CE) com o apoio da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

Durante três dias foram debatidas questões inerentes ao Sistema Único de Saúde (SUS), com a missão de avaliar e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis municipais, estadual e nacional. As propostas que saíram da 7ªCES foram encaminhadas a 15ª Conferência Nacional de Saúde (15ªCNS), que será realizada no período de 1 a 4 de dezembro de 2015, em Brasília.

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) esteve representada no evento, pela Residência Integrada em Saúde (RIS). Para a coordenadora da RIS, Amanda Frota, foi um momento de fortalecimento, divulgação da residência e um momento de engajar os residentes “a Residência tem macro objetivo, ativar e formar lideranças técnicas, cientificas e políticas, com essa perspectiva incentivamos a participação dos residentes, levamos oito delegados e convidados da RIS. Como uma previa da conferência, nos reunimos com esses delegados e convidados, qualificamos nossas propostas, elaboramos faixas, camisas e fomos à 7ª Conferência Estadual de Saúde do Ceará com intenção de divulgar, fortalecer a RIS e de deixar registrado na carta da Conferência os pleitos pela manutenção e financiamento da RIS. Todas as nossas nossa propostas foram votas e aceitas. Fizemos também uma moção de apoio a RIS que teve mais de 160 assinaturas”, destaca a coordenadora.

A Residência também recebeu o agradecimento do presidente de Cesau, João Marques, pelo apoio, uma vez que cinco residentes da ênfase em Saúde Coletiva compuseram a comissão de organização do evento e participaram do processo de relatoria, logística e sistematização da conferência.

Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce