RIS-ESP/CE realiza reunião de matriciamento com Residência do Rio Grande do Norte

5 de novembro de 2015 - 05:26

Qui, 05 de Novembro de 2015 08:30

Na última semana, a Residência Multiprofissional da Residência Integrada em Saúde (RIS-ESP/CE) recebeu representantes da Residência da Prefeitura de Mossoró e Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) para reunião de matriciamento.
“Desde que a residência foi implantada em Mossoró, a ESP/CE é matriciadora. Vamos orientando como conduzir a implantação, a implementação, carga horária dos residentes, atividades pedagógicas e dos preceptores. Como a ESP/CE já tem experiência de alguns anos, compartilhamos nossos saberes e construindo com eles, a residência a partir do cenário, das necessidades e adaptando a realidade deles”, explica a Coordenadora da RIS-ESP/CE, Amanda Frota.

Os encontros são momentos para troca de experiência e esclarecer dúvidas, como coloca o professor de enfermagem da UERN, Lúcilio Oliveira: “É enriquecedor e necessário esses encontros. Nós chegamos com a cabeça cheia de dúvidas e já voltamos com algumas certezas e uma delas é que precisamos trabalhar muito para que a residência de Mossoró se consolide como a da Escola de Saúde Pública do Ceará”.
Já para a Coordenadora do Núcleo de Residências Médicas e Multiprofissionais da Prefeitura de Mossoró, Diana Paula os encontros também são espaços de reflexão de melhorias para a residência. “Esse momento é maravilhoso para consolidar e fortalecer o apoio à Residência Multiprofissional. Nós trazemos a expectativa de engrandecer e de criar junto um modelo novo, pois temos que adaptar as necessidades ao nosso município. Então esse matriciamento vem para nos ouvir e trazer à reflexão de como melhorar a qualidade da nossa residência”, destaca ela.
Também estiveram presentes na reunião de matriciamento o representante dos residentes, Rogécio Almeida, e o representante dos preceptores, Reinaldo Nascimento.
A RIS-ESP/CE
O objetivo da RIS-ESP/CE é formar profissionais com competências adequadas para garantir à população acesso de qualidade aos serviços de saúde e colaborar para integração das Redes Assistenciais em Saúde. As residências constituem estratégia de educação permanente, provimento e fixação profissional, sobretudo na Rede Estadual de Saúde, em plena expansão.
Em 2014, a RIS-ESP/CE aumentou a sua oferta de 222 para 341 vagas. O programa também ampliou a quantidade de ênfases, que de 4, passaram para 11 em razão de uma parceria estabelecida entre a RIS-ESP/CE e os Hospitais da Rede Sesa. São elas: Saúde da Família e Comunidade, Saúde Mental Coletiva e Saúde Coletiva, Enfermagem Obstétrica, Neonatologia, Pediatria, Infectologia, Neurologia e Neurocirurgia de Alta Complexidade, Cuidado Cardiopulmonar, Urgência e Emergência e Cancerologia.
A execução da RIS-ESP/CE evidencia uma forte parceria entre as três instâncias de governo – federal, estadual e municipal – e integra 12 profissões da saúde em 11 programas de residência multiprofissional compondo um  total de 524 residentes, 558 preceptores imersos no Sistema Único de Saúde (SUS) de todas as regiões do Estado do Ceará e envolve Prefeituras Municipais de Acopiara, Arneiróz, Aracati, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Catarina, Crateús, Eusébio, Fortaleza, Horizonte, Iguatu, Icapuí, Maracanaú, Maranguape, Quixadá e Tauá.
Também envolve as 22 Coordenadorias Regionais de Saúde e os Hospitais Instituto do Câncer do Ceará – ICC, Instituto Dr. José Frota – IJF, Hospital Geral de Fortaleza – HGF, Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes – HM, Hospital Geral César Cals – HGCC, Hospital Infantil Albert Sabin – HIAS e Hospital São José de Doenças Infecciosas – HSJ.
Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce