Internações Hospitalares por Condições Sensíveis à Atenção Primária é tema de estudo apresentado na ESP/CE

4 de setembro de 2015 - 06:42

Sex, 04 de Setembro de 2015 10:42

As Internações Hospitalares por Condições Sensíveis à Atenção Primária (ICSAP) no Ceará foi tema de apresentação realizada na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) na última sexta-feira, 28.
O assunto foi abordado na defesa de Trabalho de Conclusão da Residência (TCR) realizada pelo nutricionista e concludente da I Turma do Programa de Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (RIS-ESP/CE), Wesley dos Santos.
O estudo intitulado “Internações Hospitalares por Condições Sensíveis à Atenção Primária no Estado do Ceará, 2010 a 2014”, analisou o perfil das ICSAP de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) nas 22 Regiões de Saúde do Estado do Ceará e trouxe subsídios importantes para o planejamento de ações de saúde em âmbito loco regional, voltadas fortalecimento SUS no Ceará.
Os resultados da pesquisa sugerem que o aumento da cobertura da Estratégia Saúde da Família colaborou para a redução na proporção de ICSAP, porém o panorama deste indicador por grupo de causas aponta desafios concretos para a gestão, a exemplo do aumento de internações por doenças preveníveis por imunização, cerebrovasculares e relacionadas ao pré-natal e parto em algumas das Regiões.
A pesquisa foi orientada pelo Diretor de Educação Profissional em Saúde (Dieps), Prof. Msc. Caio Cavalcanti, tendo como membros da banca, o Diretor de Pós-Graduação em Saúde (Dipsa), Prof. Dr. Moacir Tavares e a Profa. Msc. Iracema Bezerra.
RIS-ESP/CE
A Residência Integrada em Saúde (RIS-ESP/CE), constitui modalidade de ensino de pós-graduação Lato Sensu, (Especialização em caráter de Residência Multiprofissional em Saúde) em regime de tempo integral e dedicação exclusiva, caracterizando-se como educação para o trabalho, através da aprendizagem em serviço, no âmbito do Sistema Municipal, Estadual de Saúde ou Região de Saúde correspondente.
Contato: 3101.1412 ( ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce