Câncer é destaque como tema na defesa de TCR da Residência Integrada em Saúde

10 de julho de 2015 - 18:03

Sex, 10 de Julho de 2015 19:00

Na tarde desta sexta-feira, 10 de junho, o programa de Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (RIS-ESP/CE) recebeu a defesa do Trabalho de Conclusão da Residência (TCR) de um profissional egresso da primeira turma com ênfase em cancerologia, iniciada em 2013 com término nesse ano de 2015.
O psicólogo, Alex da Silva Sousa, apresentou um estudo intitulado “Aspectos Psicossociais Desfavorecedores da Adesão ao Tratamento em Homens com Câncer de Pênis no Instituto do Câncer do Ceará (ICC)”, que objetivou identificar os homens que vivenciam o tratamento de câncer de pênis no ICC, reconhecendo os aspectos psicossociais que desfavorecem ou dificultam a adesão ao tratamento, por meio da análise dos resultados da teoria da Identidade de Gênero e da Psicologia da Saúde.
“Chegamos à conclusão que dois fatores implicam na forma como os homens se portam em relação ao tratamento, tornando esse momento difícil. O primeiro resultado foi a Identidade de Gênero, os elementos da virilidade: que eles não adoecem e a sensação de que as coisas ruins não acontecem com eles. O segundo elemento é o da Psicologia da Saúde: o medo da morte, do sofrimento, da dor, das amputações e das mudanças de vida que o tratamento proporciona. Esse segundo elemento apareceu muito nas falas deles, mas o que mais surgiu, o que foi mais marcante foram às questões ligadas a Identidade de Gênero” explica o psicólogo.
Durante a pesquisa, Alex também observou sobre a necessidade da sistematização dos estudos ligados à saúde homem seja no nível primário, secundário ou terciário e que elas não sejam interrompidas “É importante que tenhamos estudos sistemáticos, pois é um tema pouco desenvolvido. De uma forma geral as pesquisas se dedicam mais à saúde da mulher, isso gera uma invisibilidade, um silenciamento dos homens nos espaços de saúde, por nos próprios pesquisadores e profissionais, que acabamos não investigando esses aspectos” destaca.
Segundo a Coordenadora da RIS-ESP/CE, as defesas de TCR, de todas as ênfases terão continuidade durante todo o mês de julho.
Contato: 3101.1412 ( ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce