RIS-ESP/CE realiza atividades do primeiro módulo

19 de maio de 2015 - 07:49

Ter, 19 de Maio de 2015 09:18
 

De 11 à 13 de maio o programa de Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (RIS-ESP/CE) realizou a segunda etapa do módulo sobre território e saúde. O momento, que aconteceu na sede da ESP/CE, foi composto pelos residentes da terceira turma da RIS-ESP/CE, que iniciaram as atividades no programa no dia 2 de março de 2015.

Ao entrar na RIS-ESP/CE, os residentes são acionados para o processo de territorialização. Nesse processo, o residente, em seu município de atuação, é orientando no reconhecimento da realidade da saúde da família, da saúde mental e da saúde coletiva; das fortalezas e fragilidades dos espaços de gestão e dos espaços de cuidado, e das questões sociais políticas dos seus municípios.

Após esse reconhecimento, os residentes dos 21 municípios de abrangência do programa se reuniram na ESP/CE e apresentaram, através da arte, inventividade e criatividade, produtos que mostrassem o que foi vivido e assimilado durante um mês de territorialização.

Saiba mais

Na primeira etapa do módulo de territorialização, os residentes tem a oportunidade de se aprofundar no processo da RIS-ESP/CE e conhecer desde a concepção do programa na ESP/CE e no Ceará, o seu regulamento, Projeto Político Pedagógico, e, principalmente, seus conceitos e práticas no que diz respeito à colaboração interprofissional, a integralidade, o trabalho em equipe, para que em seus cenários de prática o residente possam estar preparados para lidar com as mais diversas situações.

O objetivo da RIS-ESP/CE é formar profissionais com competências adequadas para garantir à população acesso de qualidade aos serviços de saúde e colaborar para integração das Redes Assistenciais em Saúde. As residências constituem estratégia de educação permanente, provimento e fixação profissional, sobretudo na Rede Estadual de Saúde, em plena expansão.

 
Para mais informações sobre as atividades da RIS-ESP/CE, clique aqui.
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce