ESP/CE realiza aula inaugural da terceira turma da Residência Integrada em Saúde

2 de março de 2015 - 20:56

Ter, 02 de Março de 2015 17:56 
 
A Escola de Saúde Pública (ESP/CE) realizou nessa segunda-feira, dia 2, a aula inaugural da terceira turma da Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (RIS-ESP/CE).

Estiveram presentes no evento o Secretário da Saúde, Carlile Lavor; a representante da ESP/CE, Isabel Cavalcanti; o Deputado Federal, Odorico Monteiro; a representante da Fiocruz, Ivana Barreto; a Secretária Adjunta da Saúde de Quixeramobim, Margarida Pimenta; o diretor do Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), Roberto da Justa; o representante do Instituto do Câncer do Ceará (ICC); Manfredo Lins; a Coordenadora da RIS-ESP/CE, Amanda Frota, entre outras autoridades.

 

A representante da ESP/CE, Isabel Cavalcanti, deu as boas vindas e parabenizou os residentes presentes pelo ingresso no programa. Já a coordenadora da RIS-ESP/CE, Amanda Frota, fez um histórico sobre as outras duas turmas da residência já iniciadas e ressaltou a importância dos residentes em superar as dificuldades que poderão aparecer durante o período do programa.

Na sua terceira edição, a RIS-ESP/CE está ofertando 327 vagas, sendo para o componente hospitalar 129 vagas e para o componente comunitário 198, distribuídas em 13 profissões da saúde: enfermagem, odontologia, medicina veterinária, nutrição, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, biologia, biomedicina, psicologia, educação física, serviço social e terapia ocupacional.

A RIS-ESP/CE

O objetivo da RIS-ESP/CE é formar profissionais com competências adequadas para garantir à população acesso de qualidade aos serviços de saúde e colaborar para integração das Redes Assistenciais em Saúde. As residências constituem estratégia de educação permanente, provimento e fixação profissional, sobretudo na Rede Estadual de Saúde, em plena expansão.

Em 2014, a RIS-ESP/CE aumentou a sua oferta de 222 para 341 vagas. O programa também ampliou a quantidade de ênfases, que de 4, passaram para 11 em razão de uma parceria estabelecida entre a RIS-ESP/CE e os Hospitais da Rede Sesa. São elas: Saúde da Família e Comunidade, Saúde Mental Coletiva e Saúde Coletiva, Enfermagem Obstétrica, Neonatologia, Pediatria, Infectologia, Neurologia e Neurocirurgia de Alta Complexidade, Cuidado Cardiopulmonar, Urgência e Emergência e Cancerologia.

A execução da RIS-ESP/CE evidencia uma forte parceria entre as três instâncias de governo – federal, estadual e municipal – e integra 12 profissões da saúde em 11 programas de residência multiprofissional compondo um  total de 524 residentes, 558 preceptores imersos no Sistema Único de Saúde (SUS) de todas as regiões do Estado do Ceará e envolve Prefeituras Municipais de Acopiara, Arneiróz, Aracati, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Catarina, Crateús, Eusébio, Fortaleza, Horizonte, Iguatu, Icapuí, Maracanaú, Maranguape, Quixadá e Tauá.
 
Também envolve as 22 Coordenadorias Regionais de Saúde e os Hospitais Instituto do Câncer do Ceará – ICC, Instituto Dr. José Frota – IJF, Hospital Geral de Fortaleza – HGF, Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes – HM, Hospital Geral César Cals – HGCC, Hospital Infantil Albert Sabin – HIAS e Hospital São José de Doenças Infecciosas – HSJ.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce