Aula inaugural do Curso Técnico em Atendimento Pré-Hospitalar é realizada em Fortaleza

11 de agosto de 2014 - 13:38

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) através da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (DIEPS) realizou no dia  05 de agosto, a aula inaugural da primeira turma do Curso Técnico em Atendimento Pré-Hospitalar.
O objetivo é desenvolver a formação do Técnico em Atendimento Pré-hospitalar capaz de prestar assistência à pacientes com risco de vida fora do ambiente hospitalar, visando a sua estabilização clínica e remoção para uma unidade de Saúde adequada.
O curso tem duração de 2 anos, com carga horária de 1.800 horas, divididas em 1.200 teórico-prática e 600 horas de estágio supervisionado, que acontecerá ao final de cada módulo.
“Gostaria de dar as boas vindas e dizer que a escola trabalha reconhecendo que vocês já são da área e que trazem um conhecimento enorme, de tantos anos de trabalho, nesta caminhada. Mas as pessoas que vão trabalhar com vocês são enfermeiras, com experiência na área de Urgência e Emergência, e vão fazer essa troca no processo ensino-aprendizagem”, comenta a Diretora de Educação Profissional em Saúde, Ondina Canuto.
Nesta turma estão inscritos 47 alunos, entre trabalhadores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Fortaleza e Ceará. “Gostaria de agradecer a Escola (ESP/CE) por essa grande oportunidade de aprimorar meus conhecimentos. Esse curso vai ajudar muito no trato com nossos pacientes. Espero realmente contribuir, mesmo com a pouca experiência que tenho e ganhar mais conhecimentos na área”, conta  Ayrton Cosme da Silva, do SAMU Ceará, há 4 anos.
Estiveram presentes na aula inaugural o Coordenador do Núcleo de Urgência e Emergência da  Secretaria Estadual de Saúde do Ceará , Dr. Alex Mont’alverne; Assessor Técnico do SAMU Ceará, e representante do Cel. Vasconcelos, Francisco Mendes; Enfermeiro Regulador de Frota do SAMU-Fortaleza, Ecleidson Fragoso; chefe de gabinete da Superintendência da ESP/CE, Isabel Cristina Cavalcanti; Diretora da Educação Profissional em Saúde, Ondina Canuto e a equipe técnica da Dieps, responsável pela coordenação do curso. Na oportunidade, Dr. Alex Mont’alverne fez uma exposição sobre a política de Urgência e Emergência.
Para participar os interessados tiveram que cumprir alguns requisitos, como: ensino médio completo e ser condutor socorrista.
Saiba Mais
O Curso Técnico de Atendimento Pre-Hospitalar (CTAPH) é um a inovação do SUS Ceará, tendo sido desenvolvido por meio de parceria com o Quebec/Canadá (Consórcio Interamericano de Desenvolvimento da Educação – CIDE), a Escola de Saúde Pública do Ceará, Secretaria Estadual de Saúde, Escola de Saúde da Família Visconde de Sabóia de Sobral, Sistema Municipal Saúde Escola de Fortaleza e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).