Projeto VER-SUS Brasil abre inscrições

30 de junho de 2012 - 13:14

 

O Projeto VER-SUS Brasil (Vivências e Estágios na Realidade do SUS), em sua versão do segundo semestre de 2012, está com inscrições abertas até 4 de julho. Podem participar estudantes de ensino técnico e de graduação das diferentes áreas do conhecimento que desejam vivenciar a realidade do SUS de Fortaleza. A segunda edição acontecerá, no período de  13 a 27 de julho, em Mucunã, no município de Maracanaú.

 

O projeto tem como parceiros o Ministério da Saúde, Rede Unida, Rede Colaborativa de Governo/UFRGS, CONASS, CONASEMS, UNE, Prefeitura Municipal de Fortaleza, Governo do Estado do Ceará, Escola de Saúde Pública do Ceará, Universidade Estadual do Ceará, Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim e Sociedade para o Bem-Estar da Família.

 

Os estágios e vivências no SUS propiciam aos estudantes a experimentação de um novo espaço de aprendizagem, que é o cotidiano de trabalho das organizações de redes e sistemas de saúde. O projeto VER-SUS/Brasil pretende estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações. São 10 a quinze dias de imersão nos mais diversos serviços de saúde e suas articulações com a sociedade.

 

Proposta

 

O VER-SUS Brasil (Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde do Brasil) faz parte de uma estratégia do Ministério da Saúde em parceria com a Rede Unida, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a União Nacional dos Estudantes de aproximar os estudantes universitários do setor saúde e outras áreas, dos desafios inerentes à implantação do sistema de saúde no País.

 

A proposta é promover a integração dos futuros profissionais com a realidade da organização e gestão dos serviços de saúde, as práticas de educação popular e saúde, as estratégias de Educação Permanente em Saúde e o controle social, levando-se em consideração os aspectos de configuração do sistema. Esta proposta parte da constatação de que, no atual percurso de formação acadêmica desses estudantes, a questão da gestão do SUS, a organização da atenção à saúde e a relação com os movimentos sociais e de educação popular caracterizam-se por ser pouco vivenciadas no percurso da formação.

 

A proposta do VER-SUS Brasil  é uma ação nacional singular na história da educação dos profissionais de saúde do Brasil, pois busca ampliar o leque de vivências através de intensa convivência multiprofissional dos estudantes oriundos dos diferentes cursos universitários que estarão interagindo intensamente, vendo, vivendo e discutindo a organização do sistema de saúde brasileiro, dentro do contexto do município de Fortaleza. Estas Vivências e Estágios dos estudantes dos diferentes cursos de graduação mostram-se como ferramentas de extrema importância capazes de sensibilizar os futuros profissionais do país para o adequado enfrentamento dos desafios que estão colocados para a área da saúde e de sensibilizá-los para a participação crítica nas mudanças necessárias que visam a melhoria das condições de saúde da população brasileira.

 

 

Mais informações: no site www. versus.otics.org ou pelo fones 31011429/31011402

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE