Fórum discute as Residências Multiprofissionais em Saúde

16 de maio de 2012 - 11:01

Qua, 16 de Maio de 2012 14h12

 

 

 

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), juntamente com a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) e a Prefeitura Municipal de Sobral formam a Comissão Organizadora que realiza entre os dias 14 a 16 de maio de 2012 o I Fórum Estadual de Residência Multiprofissionais do Estado do Ceará. O evento acontece na sede da ESP-CE e conta com a presença de residentes, preceptores e coordenadores dos Programas de Residência do Ceará.

 

O fórum visa articular os programas de Residências Multiprofissionais do Estado do Ceará para a criação da Comissão Estadual, como frente de luta e organização das demandas do Programas de Residências no Ceará. Para isto, a participação dos “atores sociais” convidados é considerada de fundamental importância, visto que eles podem contribuir significadamente para as discussões e o fortalecimento desta construção coletiva. A intenção do fórum é debater a conjuntura atual da Política de Saúde, a situação das Residências Multiprofissionais e fomentar a construção de um coletivo cearense.

 

Do evento participam representantes de Escolas de Governo e Instituições de Ensino Superior (IES) que compõe ou contribuem com os Programas de Residências Multiprofissionais em Saúde do Ceará; os conselhos profissionais da área de Saúde; os representantes do controle social – Conselho Municipal de Saúde e Conselho Estadual de Saúde; os estudantes do Programa PET Saúde; os estudantes representantes dos Centros Acadêmicos dos diversos cursos da área de Saúde; e os movimentos sociais em prol da Educação e Saúde.

 

Residências Multiprofissionais

 

As Residências Multiprofissionais em Saúde vem sendo construídas e debatidas desde a década de 70. Nesse debate, encontram-se alguns desafios, como a quebra com o paradigma do especialismo em saúde e o compromisso de inserção de novos profissionais na Atenção à Saúde, promovendo uma Saúde Integral como preconizada no Sistema Único de Saúde (SUS). No Ceará, existem atualmente três instituições que desenvolvem programas de Residência Multiprofissional:

 

– Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) / Universidade Estadual do Ceará (Uece): Residência em Saúde da Família e Comunidade

 

– Hospital Universitário Walter Cantídio / Universidade Federal do Ceará (UFC): Residência Integrada em Atenção Hospitalar

 

– Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia / Universidade do Vale do Acaraú (UVA): Residência em Saúde da Família

 

A ESP-CE, em parceria com alguns municípios cearenses e o Instituto do Câncer do Ceará (ICC), está atualmente em fase de construção de quatro novos programas para início em 2013. São eles: Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade; Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva; Residência Multiprofissional em Saúde Mental; Residência Multiprofissional em Cancerologia.

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE