Especialização em Gestão e Economia da Saúde inscreve para vagas remanescentes

24 de novembro de 2010 - 10:34

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará está com inscrições abertas, no período de 24 a 26 de novembro, para vagas remanescentes do processo seletivo para o Curso de Especialização em Gestão e Economia da Saúde, a ser ministrado pela ESP-CE.

As inscrições podem ser feitas na Coordenadoria de Pós-Graduação em Gestão em Saúde, no horário das 8 às 17 horas, na sede da ESP-CE, localizada na Avenida Antônio Justa, n. º 3161, no bairro Meireles. 

Estão sendo ofertadas nove vagas para profissional de nível superior que seja trabalhador da rede pública de saúde e que esteja inserido em um dos quatro eixos da política de educação permanente na macrorregião de Fortaleza. A seleção constará de duas etapas (análise curricular e prova discursiva).

Objetivos

O Curso de Especialização em Gestão e Economia da Saúde tem como objetivo qualificar 140 trabalhadores, na macrorregião de Fortaleza, para o enfrentamento dos desafios atuais no exercício de gestão da saúde no Sistema Único de Saúde nas áreas de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação; Economia da Saúde; Sistemas e Serviços de Saúde do SUS; Serviços de Urgência e Emergência.

Outros objetivos do curso são articular atores e instituições para a formulação, desenvolvimento e execução de ações de promoção de saúde; desenvolver ferramentas para identificar, diagnosticar e propor soluções criativas em áreas críticas das secretarias, ampliando assim a capacidade de resposta dos serviços em conformidade com as realidades locais e microrregionais; trabalhar na perspectiva de humanização no mundo do trabalho, capacitando os gestores para promoção de mudanças de atitude; fortalecer a cogestão e a participação popular.

O curso possui carga horária total de 450 horas, compostas de 288 horas de atividades presenciais, 72 horas de atividades à distância e 90 horas destinadas à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de acordo com a estrutura curricular. Os módulos serão realizados no prazo de 12 meses, com carga horária de 24 horas mensais, e o TCC será um projeto de intervenção a ser defendido publicamente até seis meses após o término dos módulos.

A matriz curricular está constituída de macrocompetências comuns, relativas ao desenvolvimento do perfil de um gestor do SUS, e microcompetências relacionadas ao desenvolvimento do perfil específico de cada área de gestão a ser abordada: Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação; Economia da Saúde; Sistemas e Serviços de Saúde; Serviços de Urgência e Emergência.

Cronograma

Análise curricular: 28 de novembro de 2010;
Resultado da 1ª etapa: 29 de novembro de 2010;
Prova discursiva: 30 de novembro de 2010;
Divulgação do resultado: 30 de novembro de 2010;
Matricula: 01 de dezembro de 2010.

Mais informações na Coordenadoria de Pós-Graduação de Gestão em Saúde pelos fones 85 3101.1429 ou 3101.1402

Instruções: para visualizar o edital você precisa ter o Adobe Acrobat Reader instalado.