PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Curso de Especialização em Farmácia Hospitalar

10 de setembro de 2008 - 13:30

 

 

A Escola de Saúde Pública prorroga as inscrições, até o próximo dia 15 de setembro, para processo seletivo do Curso de Especialização em Farmácia Hospitalar.  Estão sendo ofertadas 35 vagas, destinadas a profissionais que desenvolvam atividades no âmbito da farmácia hospitalar. A seleção terá duas etapas: análise curricular e entrevista, sendo os resultados divulgados no site www.esp.ce.gov.br.

A prorrogação se deu para atender às demandas de profissionais farmacêuticos que atuam em hospitais e nas secretarias municipais de saúde do interior do Estado e não conseguiram se inscrever em tempo hábil.

Com 360 horas-aula presenciais e monografia, o curso será realizado em doze unidades modulares de 30 horas às segundas, terças e quartas-feiras, em um prazo de 12 meses. A monografia deve ser defendida e aprovada em seis meses, a partir da conclusão da última unidade modular.

O objetivo do curso, coordenado pela área de Gestão em Saúde, é contribuir com a modernização dos serviços farmacêuticos hospitalares, capacitando técnicos do Sistema Único de Saúde, como estratégia fundamental para o desenvolvimento da qualidade, eficiência e eficácia da Assistência Farmacêutica no Ceará.

A coordenadora Solange Cecília Dantas afirma que é necessário qualificar os farmacêuticos que trabalham nos hospitais para garantir que o medicamento está sendo armazenado de maneira adequada, distribuído na dose correta, de acordo com o ciclo logístico de seleção, aquisição, armazenamento, distribuição e acompanhamento. “Esses profissionais acompanham a farmacoterapia do paciente, a farmacovigilância (detecção de erros, reações adversas) e atuam combate à infecção hospitalar, por meio do controle do uso dos antimicrobianos”, explica.  

Gestão em Saúde

A Coordenadoria de Gestão em Saúde, que tem a frente o médico Gilson Holanda, foi a primeira área criada pela Escola. Seu grande objetivo é capacitar gestores do Sistema Único de Saúde para que estes possam gerir serviços e recursos de forma eficiente.

Além deste Curso de Especialização em Gestão de Farmácia Hospitalar, a área prevê ofertar este ano mais dois cursos de pós-graduação. São eles: Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde – que capacitou dez turmas, com mais de 300 profissionais formados e agora deve abrir mais duas turmas – e Gestão de Assistência Farmacêutica, com mais de 200 alunos formados em sete turmas e previsão para a oitava a partir de novembro e processo seletivo a ser iniciado em Setembro.

Também estão sendo preparados por essa coordenação um curso de atualização destinado aos gestores dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) a serem implantados pelo Governo do Estado. Eles terão acesso a conteúdos sobre Processo Gerencial; Atualização das Novas Políticas de Saúde; Gerenciamento de Conflitos e Desenvolvimento de Habilidades.

O Curso de Capacitação dos Farmacêuticos para Atuação nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) é outro que deve ser ofertado em breve. São 120 horas-aula em quatro módulos, contemplando os farmacêuticos que atuam na estratégia de Saúde da Família de 13 municípios do Ceará. Entre os conteúdos: Uso Racional de Medicamentos e Fitoterapia Aplicada à Atenção Primária.

Confira o Conteúdo Programático:

• Políticas de Saúde no Brasil;
• Organização e Estruturação do Serviço de Farmácia Hospitalar;
• Planejamento Gestão e Logística em Farmácia Hospitalar;
• Farmacotécnica Hospitalar;
• Farmacoepidemiologia;
• Segurança do Paciente: Controle Infecção Hospitalar;
• Farmacovigilância: Erros de Medicação
• Atenção Farmacêutica;
• Farmácia Clínica.

 

Instruções: para visualizar o edital você precisa ter o Adobe Acrobat Reader instalado.

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br