PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Centro de Desenvolvimento Educacional em Saúde

26 de agosto de 2008 - 18:59

 

Apresentação
O Centro de Desenvolvimento Educacional em Saúde foi criado inicialmente como Área Programática de Educação para as Profissões de Saúde em 1996, com o objetivo de promover a qualidade dos programas educacionais oferecidos pela ESP-CE.

Missão

Contribuir para a excelência dos programas educacionais da ESP-CE, provendo suporte técnico aos núcleos e coordenadorias para adoção de abordagens educacionais inovadoras.

Focos da área
Educação das Profissões de Saúde, Desenho de Currículo, Elaboração de Material Didático, Desenho e Avaliação de Programas de Educação à Distância na área da saúde, Educação Permanente, Capacitação docente, Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-Based Learning).

Foco dos cursos
Os cursos oferecidos são atualmente direcionados para o desenvolvimento dos docentes da ESP-CE no campo da educação para as profissões de saúde, incluindo, dentre outros, temas como desenho de currículos baseados em competências, teorias da aprendizagem do adulto, aprendizagem baseada em problemas, avaliação da aprendizagem, avaliação de programas educacionais, educação à distância etc.

Coordenação
José Batista Cisne Tomaz

Médico, especialista em Clínica Médica, fez Mestrado em Gestão de Sistemas de Saúde no Instituto Superiore di Sanitá – Roma – Itália em 1995.  É também Mestre em Educação para as Profissões de Saúde pela Universidade de Maastricht, na Holanda, curso concluído em 2004. Atualmente, está concluindo doutorado na Universidade Erasmus de Rotterdam, sob a orientação do Prof. Henk van der Molen, tendo como objeto de estudo o desenho e avaliação de cursos à distância na área da saúde, utilizando a Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-based Learning – PBL).

Entre suas publicações, destaca-se a co-autoria do livro “Aprendizagem Baseada em Problemas: Anatomia de uma Nova Abordagem Educacional”, primeira obra em português sobre Problem-Based Learning, sendo responsável por dois capítulos: O Desenho de Currículo e O Papel e Características do Professor.

 

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS – 2011

 

 Curso Carga Horária
Público-alvo
 Período Local de Realização
Municípios Contemplados
Curso Abordagem Clínica do Idoso com Demência 116 horas Médicos do PSF agosto a novembro de 2011 A distância Aberto a todos os municípios