Farmácia Hospitalar inscreve até o próximo dia 05

20 de agosto de 2008 - 19:47

 

 

A Escola de Saúde Pública abre inscrições, até o próximo dia 05 de setembro, para processo seletivo do Curso de Especialização em Farmácia Hospitalar.  Estão sendo ofertadas 35 vagas, destinadas a profissionais que desenvolvam atividades no âmbito da farmácia hospitalar. A seleção terá duas etapas: análise curricular e entrevista, sendo o resultado final divulgado em 19 de setembro no site www.esp.ce.gov.br. A matrícula acontece de 24 a 26 de setembro e as aulas a partir de 29 de setembro.

 

Com 360 horas-aula presenciais e monografia, o curso será realizado em doze unidades modulares de 30 horas às segundas, terças e quartas-feiras, em um prazo de 12 meses. A monografia deve ser defendida e aprovada em seis meses, a partir da conclusão da última unidade modular.

O objetivo do curso, coordenado pela área de Gestão em Saúde, é contribuir com a modernização dos serviços farmacêuticos hospitalares, capacitando técnicos do Sistema Único de Saúde, como estratégia fundamental para o desenvolvimento da qualidade, eficiência e eficácia da Assistência Farmacêutica no Ceará.

A coordenadora Solange Cecília Dantas afirma que é necessário qualificar os farmacêuticos que trabalham nos hospitais para garantir que o medicamento está sendo armazenado de maneira adequada, distribuído na dose correta, de acordo com o ciclo logístico de seleção, aquisição, armazenamento, distribuição e acompanhamento. “Esses profissionais acompanham a farmacoterapia do paciente, a farmacovigilância (detecção de erros, reações adversas) e atuam combate à infecção hospitalar, por meio do controle do uso dos antimicrobianos”, explica.  
 

Gestão em Saúde

 

A Coordenadoria de Gestão em Saúde, que tem a frente o médico Gilson Holanda, foi a primeira área criada pela Escola. Seu grande objetivo é capacitar gestores do Sistema Único de Saúde para que estes possam gerir serviços e recursos de forma eficiente.

 

Além deste Curso de Especialização em Gestão de Farmácia Hospitalar, a área prevê ofertar este ano mais dois cursos de pós-graduação. São eles: Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde – que capacitou dez turmas, com mais de 300 profissionais formados e agora deve abrir mais duas turmas – e Gestão de Assistência Farmacêutica, com mais de 200 alunos formados em sete turmas e previsão para a oitava a partir de novembro e processo seletivo a ser iniciado em Setembro.

 

Também estão sendo preparados por essa coordenação um curso de atualização destinado aos gestores dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) a serem implantados pelo Governo do Estado. Eles terão acesso a conteúdos sobre Processo Gerencial; Atualização das Novas Políticas de Saúde; Gerenciamento de Conflitos e Desenvolvimento de Habilidades.

 

O Curso de Capacitação dos Farmacêuticos para Atuação nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) é outro que deve ser ofertado em breve. São 120 horas-aula em quatro módulos, contemplando os farmacêuticos que atuam na estratégia de Saúde da Família de 13 municípios do Ceará. Entre os conteúdos: Uso Racional de Medicamentos e Fitoterapia Aplicada à Atenção Primária.
 

Confira o cronograma do Processo Seletivo:

 

    Análise Curricular: 8, 9 e 10 de setembro de 2008;
    Resultado da 1ª Etapa: 11 de setembro de 2008;
    Prazo para Recurso: 12 de setembroo de 2008;
    Entrevista:  15, 16 e 17 de de setembro de 2008;
    Resultado Final: 19 de setembro de 2008;
    Prazo para Recurso: 22 de setembro de 2008.

Confira o Conteúdo Programático:

•    Políticas de Saúde no Brasil;
•    Organização e Estruturação do Serviço de Farmácia Hospitalar;
•    Planejamento Gestão e Logística em Farmácia Hospitalar;
•    Farmacotécnica Hospitalar;
•    Farmacoepidemiologia;
•    Segurança do Paciente: Controle Infecção Hospitalar;
•    Farmacovigilância: Erros de Medicação
•    Atenção Farmacêutica;
•    Farmácia Clínica.

 

Instruções: para visualizar o edital você precisa ter o Adobe Acrobat Reader instalado.

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br