7. Técnico em Citopatologia

31 de julho de 2008 - 19:36

7.1 Apresentação

O Curso Técnico em Citopatologia visa a oferecer ao aluno a aquisição de conhecimento técnico-profissionalizante em citologia na área de Saúde, capacitando-o não somente a exercer suas atividades específicas, mas torná-lo comprometido com a política nacional de controle do câncer do colo do útero e de mama, buscando ações de promoção e proteção à saúde, diagnóstico precoce e/ou tratamento de lesões precursoras.

7.2 Público-alvo
Trabalhadores que atuam no Sistema Único de Saúde e pessoas da comunidade que tenham concluído ou estejam cursando o Ensino Médio.

7.3 Objetivos
– Formar profissionais técnicos de nível médio, para atuarem na área de saúde, observando o compromisso social e a ética profissional no desempenho de suas funções, a fim de contribuir com a excelência da Atenção à Saúde e melhoria da qualidade de vida da população cearense.
– Oferecer condições para que o educando desenvolva as competências profissionais necessárias e comuns aos trabalhadores da área da Saúde e as competências específicas da profissão de técnico, de modo a favorecer o diálogo e a interação com os demais trabalhadores, facilitando a navegabilidade na área e ampliando seu campo de atuação.
– Proporcionar aulas teóricas e práticas aos alunos do Curso Técnico em Citopatologia, permitindo uma eficiente atuação no campo de trabalho de prevenção do câncer ginecológico.
– Formar profissionais com a capacidade de discutir o papel das alterações citológicas dos diferentes processos inflamatórios, pré-malignos e malignos.
– Melhorar a qualidade do diagnóstico laboratorial do câncer cervical, como um programa de rastreamento citológico, com ênfase à cobertura populacional, e da própria realização de exames.
– Estimular o técnico em Citopatologia a atuar em pesquisas que venham estudar a epidemiologia do câncer do colo uterino da região de abrangência do serviço.

7.4 Metodologia
Considerando as peculiaridades da educação profissional, a metodologia utilizada envolve técnicas dinâmicas e indissociáveis dos conteúdos, proporcionando a interação teoria-prática, priorizando-se a problematização, o que torna a aprendizagem mais significativa.

7.5 Conteúdo
O curso é ministrado em quatro módulos:
Módulo Contextual Básico: Introdução à Profissão de Técnico em Citopatologia; Gestão em Saúde e Planejamento do Trabalho; Educação para o Autocuidado; Saúde e Segurança do Trabalho; Biossegurança nas Ações de Saúde; Ética e Legislação em Saúde; Suporte Básico de Vida.
Módulo Específico I: Técnicas em Microscopia; Técnicas de Coleta e Coloração em Citopatologia Esfoliativa; Biologia Celular e Molecular; Noções de Histologia Geral; Noções Gerais em Anatomia e Fisiologia Humana; Processos Patológicos; Noções gerais em Microbiologia Humana.
Módulo Específico II: Nomenclatura Brasileira para Laudos Cervicais e Condutas Preconizadas; Noções Básicas em Coloposcopia; Citopatologia Inflamatória; Citopatologia Hormonal e Mamária.
Módulo Específico III: Citopatologia das Lesões Intra-Epitelial de Baixo Grau (LSIL) e de Alto Grau (HSIL); Citopatologia das Neoplasias Malignas Escamosas e Glandulares.

7.6 Carga-horária
1.800 horas, distribuídas entre 1.200 horas teórico-práticas e 600 horas de estágio supervisionado.