7. Inclusão e Cidadania: garantindo os direitos à saúde das crianças e adolescentes com deficiência
31 de julho de 2008 - 19:47
7.3 Público-alvo: Profissionais da saúde e da rede de atenção à criança e ao adolescente com deficiência, entre as quais associações, abrigos, creches, Pastoral da Criança, escolas, conselhos tutelares e educadores sociais.
7.4 Objetivos: Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes dos profissionais de atenção visando a contribuir para a excelência do cuidado e o desenvolvimento integral e integrado de crianças e adolescentes portadoras de necessidades especiais, no intuito de garantir seus direitos, especialmente relacionados à sua inclusão socioeducacional.
7.5 Conteúdo:
Direitos das crianças, ações e atividades existentes no município direcionadas a essa população, meios de prevenção, doenças mais prevalentes nessa população.
7.6 Metodologia: O Curso tem como referência metodológica a problematização e objetiva desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes promotoras de um processo dialógico e reflexivo com vistas à inclusão e cidadania de crianças e adolescentes com deficiência, com a análise da realidade, identificação das causas do problema e teorização, formulação de hipóteses de solução e garantia de direitos. Serão utilizadas exposições dialogadas, grupos de discussão, análise de casos e reflexão, visita a instituições de atendimento a crianças e adolescentes com deficiência.
7.7 Carga-horária: 40 horas-aula de atividades presenciais.