7. Formação de Tutores para o Curso de Atualização em Acompanhamento de Termos de Compromisso das Unidades de Saúde

31 de julho de 2008 - 18:59

7.1 Apresentação: Compete à Secretaria da Saúde do Ceará assegurar o bom desempenho gerencial dos novos serviços, com parâmetros de qualidade para monitoramento e avaliação da rede bem definidos em termos de assistência, de modo a obter a integralidade e a resolutividade da atenção à saúde, sob o marco contínuo da melhoria da qualidade e geridos pela dimensão da eficiência. O processo de reestruturação de modelos de gestão da rede de unidades de referência ambulatoriais e hospitalares requer a construção de instrumentos e práticas de gestão que avaliem resultados com base em planejamento e programação, sendo necessária a implantação de ferramentas para as unidades de saúde com controle da gestão e dos sistemas de informação gerencial em saúde. Para assegurar a excelência no desempenho gerencial assume-se implementar a formação de formadores e a instrumentalização para novos gestores.

7.2 Público-alvo: Profissionais de nível superior com experiência em gestão de unidades/instituições de saúde, experiência em docência.

7.3 Objetivos: Formar tutores para o Curso de Acompanhamento de Termos de Compromisso em Gestão das Unidades de Saúde.

7.4 Conteúdo: Acreditação de Serviços de Saúde, Avaliação Tecnológica em Saúde, Método de Monitoramento de Planejamento (Balance Score Card), Gestão por Competência e Sistema de Custos Variáveis como Método de Pactuação.

7.5 Metodologia: O conteúdo será desenvolvido por meio de oficinas de instrumentalização. Os participantes serão distribuídos entre as oficinas hospitalares e de unidades de especialidades médicas e odontológicas. Os conteúdos e atividades serão relacionados com as áreas de interesse para garantir a execução das operações do Termo de Compromisso de Gestão e o alcance das metas especificadas. Serão utilizadas também aulas expositivas.

7.6 Carga-horária: O conteúdo será trabalhado em cinco módulos com 40 horas, cada.