6. Atualização em Controle, Auditoria, Regulação e Avaliação

31 de julho de 2008 - 19:00

6.1 Apresentação: As transformações produzidas pelo SUS no decorrer de sua implantação, bem como o aprimoramento da gestão, estão a exigir uma maior capacidade regulatória e fiscalizatória frente ao sistema. E, de acordo com o Plano de Estadual de Educação Permanente, baseado na Portaria 1996, foram definidas prioridades para o SUS do Ceará junto aos municípios que compõem as microrregiões. Foram identificadas também necessidades de capacitação/atualização dos trabalhadores, relacionadas aos processos de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria, visto que há o reconhecimento de dificuldades na implementação e desempenho das atividades ligadas a estas funções.

6.2 Público-alvo: Técnicos dos municípios, preferencialmente integrantes dos serviços de controle, auditoria, regulação e avaliação da saúde.

6.3 Objetivos: Propõe-se que os participantes estejam aptos a organizar e operacionalizar um Sistema de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria Municipal, buscando transformar as práticas nestas áreas, incorporando saberes e adequando-se às atuais necessidades da gestão do SUS.

6.4 Conteúdo: Atenção à Saúde no SUS; Controle, Regulação e Avaliação das Ações e Serviços de Saúde; Auditoria da Atenção à Saúde no SUS.

6.5 Metodologia: A proposta contempla a utilização de metodologias que possam romper com a forma vertical de ensinar, estimulando no profissional de saúde seu potencial criador e de compreensão da realidade em permanente transformação. As atividades serão desenvolvidas a partir da utilização de estratégias educacionais, dentre elas: estudo em grupo (grupo tutorial), oficina de trabalho (levantamento de situações-problemas, troca de experiências e indicação de soluções), estudo dirigido, debate, mesas redondas e exposições interativas.

6.6 Carga-horária: 40 horas, divididas em três módulos.