5. Atualização em Acompanhamento de Termos de Compromisso em Gestão das Unidades de Saúde

31 de julho de 2008 - 19:01

5.1 Apresentação: Este curso faz parte do Programa de Expansão e Melhoria da Atenção Especializada de Saúde, cuja estratégia principal é a regionalização dos serviços médicos de atenção secundária e terciária, em municípios-pólos, para assistência à população do interior do Estado, inaugurando um momento importante na saúde pública cearense.

Essa capacitação visa a construir competências em gestão para acompanhar o modelo de gestão da rede de unidades de referência (ambulatorial e hospitalar) que vêm acontecendo na Secretaria da Saúde do Ceará, visando a construir um novo estilo de relação com acordos bilaterais, com compromissos e autonomia, cultura de gestão que avalie resultados, com planejamento anual e garantia de financiamento.

5.2 Público-alvo: Integrantes das equipes de gerentes da SESA-CE em nível estratégico e microrregional – e docentes, totalizando 50 participantes. Estes deverão estar, preferencialmente, na liderança ou envolvidos nas ações do Plano Operativo do Termo de Compromisso de Gestão no Corpo Docente das Instituições Formadoras.

5.3 Objetivos: O objetivo deste curso consiste em instrumentalizar o corpo de gerentes, técnicos e docentes do Sistema Estadual de Saúde, com ferramentas de gestão, visando a otimizar a capacidade de gestão e monitoramento da rede de serviços de saúde. Mais especificamente, pretende-se sensibilizar estes profissionais para o incentivo ao uso de ferramentas de gestão.

5.4 Conteúdo: Organizações de Serviços de Saúde e seu Planejamento Estratégico; Termos de Compromissos para as Unidades de Saúde (hospitalar e ambulatorial); Gestão Clínica nas Unidades de Saúde; Gestão Financeira e do Abastecimento das Unidades de Saúde; Sistemas de Acompanhamento-Metodologia; Instrumentos, Indicadores e Sistema de Informação Gerencial

5.5 Metodologia: O conteúdo será desenvolvido através de oficinas de instrumentalização.Os participantes serão distribuídos entre as oficinas hospitalares e de unidades de especialidades médicas e odontológicas. Os conteúdos e atividades serão relacionados com as áreas de interesse para garantir a execução das operações do Termo de Compromisso de Gestão e alcance das metas especificadas.

5.6 Carga-horária: O curso terá cinco módulos, com carga-horária de 36 horas, cada.