PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

4. Técnico em Saúde Bucal – TSB

31 de julho de 2008 - 19:40

 
4.1 Apresentação: A Estratégia de Saúde da Família busca a vigilância à saúde, por meio de um conjunto de ações individuais e coletivas, situadas no primeiro nível da atenção voltadas à promoção, prevenção e tratamento dos agravos à saúde. A inserção da equipe de saúde bucal no PSF, considerada um dos componentes da saúde em sua expressão mais ampla – enquanto qualidade de vida – adquire maior importância como estratégia de ampliação do acesso da população a essas ações que viabilizem a melhoria do quadro epidemiológico no Brasil. Este curso objetiva, pois, formar Técnicos em Saúde Bucal (TSB), com um perfil de desempenho exigido pelo Ministério da Saúde possibilitando, assim, a ampliação das ações de Saúde Bucal, por meio da implantação de Equipes de Saúde Bucal Modalidade II.

4.2 Público-alvo:
Trabalhadores que atuam no Sistema Único de Saúde e pessoas da comunidade que tenham concluído ou estejam cursando o Ensino Médio.

4.3 Objetivos:
– Oferecer condições para que o educando desenvolva as competências profissionais necessárias e comuns aos trabalhadores da área da Saúde e as competências específicas da profissão de técnico, de modo a favorecer o diálogo e a interação com os demais trabalhadores, facilitando a navegabilidade na área e ampliando seu campo de atuação.
– Compreender os objetivos, princípios, bases operacionais e ações da Estratégia de Saúde da Família, com vistas à sua inserção na equipe de saúde bucal.
– Compreender o processo saúde-doença bucal, seu impacto na saúde pública e atual perfil epidemiológico, com a finalidade de contribuir na melhoria dos indicadores de saúde bucal da população do território.
– Contribuir para uma melhor integração entre os membros da equipe do PSF, da equipe de saúde bucal e dos usuários do sistema de saúde, visando a estabelecer vínculo com a população e relações interpessoais positivas entre os membros da ESB.
– Auxiliar na organização e planejamento das ações individuais e coletivas em saúde bucal nos ambientes comunitários e nos consultórios odontológicos das unidades de referência, visando à eficiência e eficácia das ações de promoção da saúde.
– Realizar, sob supervisão do cirurgião-dentista, levantamentos epidemiológicos, para subsidiar o planejamento de ações educativas e preventivas em saúde bucal, visando à redução da cárie e outras doenças da cavidade oral.

– Realizar procedimentos clínicos específicos em Odontologia, conforme regulamentação do exercício profissional, visando à ampliação do acesso da população às ações.

4.4 Metodologia:
Considerando as peculiaridades da educação profissional, a metodologia utilizada envolve técnicas dinâmicas e indissociáveis dos conteúdos, proporcionando a interação teoria-prática, priorizando-se a problematização, o que torna a aprendizagem mais significativa.

4.5 Conteúdo
O curso é ministrado em quatro módulos:
Módulo Contextual Básico: Introdução à Profissão de TSB; Gestão em Saúde e Planejamento do Trabalho; Educação para o Autocuidado; Saúde e Segurança do Trabalho; Biossegurança nas Ações de Saúde; Ética e Legislação em Saúde; Suporte Básico de Vida.
Módulo Específico I: O TSB/ASB e a Segurança no Trabalho Odontológico; O TSB/ASB e a Biossegurança na Prática Odontológica; O TSB/ASB na Clínica Odontológica.
Módulo Específico II: O TSB e o Processo de Saúde-Doença Bucal; O TSB e as Ações Coletivas em Saúde Bucal; O TSB e as Ações Básicas e Especializadas em Saúde Bucal; O TSB e Prevenção no Consultório Odontológico.
Módulo Específico III: O TSB e o Tratamento do Processo Saúde-Doença Bucal I; O TSB e o Tratamento do Processo Saúde-Doença Bucal II.
 

4.6 Carga-horária:
1.800 horas, distribuídas da seguinte maneira: 1.200 horas teórico-práticas e 600 horas de estágio supervisionado.