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4. Aperfeiçoamento em Gestão dos Serviços de Atenção em Saúde Bucal

31 de julho de 2008 - 19:06

     
4.1 Apresentação: O Aperfeiçoamento em Gestão de Atenção em Saúde Bucal parte da premissa de que a necessidade da formação de profissionais da área da saúde nesta especialidade configura-se como elemento estratégico do Sistema Único de Saúde. O curso visa a formar profissionais com espírito crítico-reflexivo que venham a atuar no sistema oficial de saúde visando, entre outros, à conscientização da população para a defesa de seus direitos na área de saúde, aprofundamento das evoluções propostas pela Estratégia de Saúde da Família e humanização do atendimento.

4.2 Público-alvo: Gestores estaduais e municipais de serviços de atenção em saúde bucal e cirurgiões-dentistas com perfil de futuros gestores do Sistema Único de Saúde.

4.3 Objetivos: Capacitar cirurgiões-dentistas com atuação nos serviços públicos de saúde, na condição de gestor, visando a  estratégias e ações com referencial no Sistema Único de Saúde. Formar gestores com visão ampla de gerenciamento e planejamento em saúde, sempre com base na epidemiologia e na realidade social da população envolvida.

4.4 Conteúdo: Políticas públicas de saúde bucal, Desenvolvimento de liderança, Promoção de saúde, Organização e avaliação dos serviços de saúde bucal, Epidemiologia em saúde bucal, Sistemas de informação em saúde bucal, Relações humanas em saúde, Recursos humanos em saúde bucal, Gestão e planejamento da atenção em saúde bucal, Gestão político-administrativo dos serviços de saúde bucal, Financiamento das ações de saúde bucal, Gestão de tecnologias em saúde bucal.                          

4.5 Metodologia: As atividades serão divididas em áreas de estudo, permitindo uma maior interdisciplinaridade, com aumento de complexidade ao longo do curso. Para alcance dos objetivos propostos, as aulas serão desenvolvidas a partir de atividades que promovam a efetiva construção do conhecimento, tendo o aluno como centro do processo. Para isto serão desenvolvidos seminários, pesquisas de campo, dinâmicas de grupo e outras estratégias que permitam uma constante reflexão e análise sobre os problemas vivenciados e a busca, a partir do referencial teórico e prático, de soluções adequadas. Outra estratégia a ser implantada é o desenvolvimento de atividades à distância. Outro aspecto de inovação introduzido pelo curso é a construção de trabalhos de conclusão que sejam propostas viáveis de serem desenvolvidas nos próprios serviços de saúde.

4.6 Carga-horária: 180 horas-aula.