3. Introdutório em EAD

31 de julho de 2008 - 19:43

3.1 Apresentação: A Política Estadual de Educação Permanente em Saúde tem como uma de suas diretrizes, transformar e qualificar as práticas de saúde, e reconhece a EAD como uma ferramenta essencial para atingir essa diretriz, ao fomentar o uso de tecnologias para a melhor formação profissional dos docentes.
Dessa forma, por intermédio do Centro de Educação para Profissões de Saúde-CEPS, o presente curso subsidia, de maneira introdutória, uma proposta de educação a distância de qualidade, consoante com os princípios pedagógicos e filosóficos que fundamentam a proposta pedagógica da ESP.

3.2 Público-alvo:  Docentes e técnicos envolvidos nos programas educacionais presenciais e à distância da ESP-CE.

3.3 Objetivos:
O curso tem como propósito sistematizar, de maneira introdutória, os conhecimentos sobre EAD, formando uma massa crítica sensibilizada e capacitada para utilizar as novas tecnologias da informação e comunicação no ensino e desenvolverem as competências necessárias a atingir os objetivos definidos institucionalmente. 

3.4 Conteúdo:
– História da educação a distância: sua evolução social, tecnológica e proposta pedagógica.
– Legislação básica em EAD: Decretos, normas e resoluções que regulamentam a educação a distância em níveis Federal e Estadual.  – Processo de transição didática de um conteúdo em material didático utilizado em educação a distância
– Introdução a avaliação da aprendizagem em educação a distância
– O tutor de cursos a distância: perfil e habilidades
– Principais ambientes virtuais de aprendizagem utilizados em educação a distância e a sua função

3.5 Metodologia: Utilizará uma abordagem educacional mista, por meio de uma série de oficinas presenciais e atividades à distância.

3.6 Carga Horária: 40 horas.