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3. Especialização em Gestão de Unidades de Especialidades Médicas

31 de julho de 2008 - 19:06

    
3.1 Apresentação: Este curso faz parte do Programa de Expansão e Melhoria da Atenção Especializada de Saúde, através da ação de Fortalecimento da Gestão e Melhoria Contínua da Qualidade dos Serviços e será parte do processo de seleção pública para gestores dos novos equipamentos de saúde.
O atual Governo estabeleceu como meta a construção. e implantação de Implantação Implantação de 20 (vinte) Centros de Especialidades Médicas em municípios de apoio ao sistema de referência microrregional, ofertando atendimento médico e serviços auxiliares de diagnóstico e terapêuticos, com atendimento especializado  para as pessoas portadoras de deficiências.
Para os gestores destas unidades, faz-se necessária a utilização de instrumentos gerenciais e a adoção de práticas gerenciais inovadoras, que avaliem resultados com base em planejamento e programação de saúde.

3.2 Público-alvo: Candidatos aos cargos de diretor-geral e diretor administrativo-financeiro dos Centros de Especialidades Médicas das Microrregiões de Saúde do Ceará.

3.3 Objetivos: reparar os alunos para atuarem como gestores das unidades públicas, onde serão partícipes da construção de uma gestão pautada na melhoria contínua da qualidade. Capacitar os alunos para o desenvolvimento dos planos estratégico, de informação, de recursos humanos, do ambiente e de melhoria contínua da qualidade para as unidades de saúde.
 
3.4 Conteúdo: Introdução à Metodologia de Aprendizagem; Políticas de Saúde no Brasil e Organização dos Serviços; Planejamento de Serviços de Saúde; Gerência dos Serviços de Saúde; Gestão da Qualidade em Saúde; Desenvolvimento de Liderança em Saúde; Metodologia de Pesquisa Aplicada à Gestão em Saúde.

3.5 Metodologia: Para que os objetivos propostos sejam atingidos, o curso utilizará a metodologia de Ensino-Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning/ PBL). Serão utilizadas, além de grupos tutoriais, estratégias educacionais complementares como exposição interativa, estudos de caso, estudos dirigidos, oficinas de trabalho, apresentações orais, mesas redondas, dentre outras.

3.6 Carga-horária: 460 horas, distribuídas em 7 módulos, sendo 360 horas de atividades presenciais, acrescidas de 100 horas para o trabalho de conclusão do curso (TCC).