2. Básico sobre Desenho de Currículo Baseado em Competências

31 de julho de 2008 - 19:44

2.1 Apresentação: O Centro de Desenvolvimento Educacional em Saúde (CDES), da Escola de Saúde Pública do Ceará – ESP-Ce, deu início em 2008 ao Projeto de Desenvolvimento do Corpo Docente, com o objetivo de capacitar na área de educação para as profissões de saúde todos os docentes que atuam nos diferentes programas educacionais da ESP-CE. Foi também concluída a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP), que estabelece as diretrizes educacionais a serem seguidas por todos os cursos oferecidos pela ESP-CE. Para dar início a essa capacitação o CDES propôs o Curso Básico sobre Desenho de Currículo Baseado em Competência.

De acordo com o PPP, cada currículo a ser desenhado deverá ser composto por uma justificativa, as competências, os objetivos de aprendizagem, o perfil da clientela (conhecimentos, habilidades e atitudes prévios), os princípios e as premissas educacionais, a estrutura (módulos, unidades, blocos etc), os conteúdos, os métodos e técnicas de ensino, o sistema de monitoramento e avaliação do aluno e do curso, e o sistema de organização e gerenciamento do curso.

2.2 Público-alvo: Docentes que atuam nos programas educacionais da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE).

2.3 Objetivos:
– Compreender as etapas para elaboração da justificativa de um currículo
– Utilizar instrumentos para a análise do perfil da potencial clientela de um curso
– Compreender o processo de elaboração dos objetivos de aprendizagem de um currículo
– Compreender os conceitos básicos para a definição das premissas educacionais de um currículo
– Utilizar critérios para a estruturação (estrutura e sequenciamento) de um currículo
– Compreender os passos para a elaboração de material didático de um currículo, incluindo o Manual do Curso e Guias do Facilitador e do Participante;
– Propor métodos e instrumentos para a montagem do sistema de avaliação do estudante
– Compreender o processo de implementação de um curso (organização e gerenciamento)
– Propor métodos e instrumentos para a montagem de um sistema de avaliação do curso.

2.4 Conteúdo:
Etapas para elaboração da justificativa de um currículo, instrumentos para a análise do perfil da potencial clientela de um curso, processo de elaboração dos objetivos de aprendizagem de um currículo, conceitos básicos para a definição das premissas educacionais de um currículo, critérios para a estruturação (estrutura e sequenciamento) de um currículo, passos para a elaboração de material didático de um currículo, incluindo o Manual do Curso e Guias do Facilitador e do Participante, métodos e instrumentos para a montagem do sistema de avaliação do estudante, processo de implementação de um curso (organização e gerenciamento), métodos e instrumentos para a montagem de um sistema de avaliação do curso.

2.5 Metodologia:
O Curso será desenvolvido por meio de uma série de oficinas presenciais e com atividades à distância, via correio eletrônico. As oficinas incluirão momentos mais teóricos, onde serão apresentados alguns conceitos e os passos relacionados com o desenho de currículo baseado em competências e momentos mais práticos, onde será realizada uma série de trabalhos em grupo para exercitar a elaboração de cada um dos componentes do currículo.

2.6 Carga Horária:
80 horas, sendo 40 horas presenciais e 40 horas à distância.