14. Atualização para Profissionais de Nível Técnico da Área da Saúde

31 de julho de 2008 - 19:30

14.1 Apresentação:
No Brasil, há uma consciência crescente no âmbito do governo e da sociedade de que se faz necessária uma mudança do modelo assistencial predominante e uma reordenação do sistema de saúde, com vistas à efetividade, à qualidade e à racionalização dos custos. Para tanto, faz-se necessário o desenvolvimento de atividades diversificadas a serem executadas por profissionais da área, inclusive os técnicos. No debate contemporâneo sobre educação profissional, as necessidades ditadas pelo (re) ordenamento do setor produtivo exigem de todo trabalhador um processo de qualificação crescente. Para atender às atuais exigências do sistema e preparar-se para o futuro, o trabalhador precisa ser capaz de identificar situações novas, de auto-organizar-se, de tomar decisões, de interferir no processo de trabalho, de trabalhar em equipe multiprofissional e, finalmente, de resolver problemas que passam por constantes mudanças. Este curso de atualização visa desenvolver nos alunos as competências básicas aos trabalhadores de nível técnico, em suas diversas funções na área da saúde.

14.2 Público-alvo:
Trabalhadores que atuam no Sistema Único de Saúde e pessoas da comunidade que tenham concluído ou estejam cursando o Ensino Médio.

14.3 Objetivos:
Oferecer condições para que o educando desenvolva as competências profissionais necessárias e comuns aos trabalhadores da área da Saúde, de modo a favorecer o diálogo e a interação com os demais trabalhadores, facilitando o trabalho na área e ampliando seu campo de atuação.

14.4 Metodologia:
Considerando as peculiaridades da educação profissional, a metodologia utilizada envolve técnicas e dinâmicas indissociáveis dos conteúdos, proporcionando a interação teoria-prática, priorizando-se a problematização, o que torna a aprendizagem mais significativa. O curso é ministrado em um único módulo:

14.5 Conteúdo:

Introdução à Profissão; Gestão em Saúde e Planejamento do Trabalho; Educação para o Autocuidado; Saúde e Segurança do Trabalho; Biossegurança nas Ações de Saúde; Ética e Legislação em Saúde; Suporte Básico de Vida.

14.6 Carga-horária:
450 horas, distribuídas da seguinte maneira: 340 horas teórico-práticas e 110 horas de estágio supervisionado.