1. Especialização em Gestão de Serviços de Saúde

31 de julho de 2008 - 19:16

1.1 Apresentação: Este curso faz parte do Programa de Expansão e Melhoria da Atenção Especializada de Saúde, através da ação de Fortalecimento da Gestão e Melhoria Contínua da Qualidade dos Serviços e será parte do processo de seleção pública para gestores dos novos equipamentos de saúde.

O Ceará vem, desde 2001, procurando avançar na estruturação da rede de serviços de saúde, sempre no sentido de garantir a integralidade da assistência. Centros Regionais Especializados em Odontologia serão implantados em municípios-sede de microrregião, ofertando atendimento nas áreas de dentística, endodontia, ortodontia, periodontia cirúrgica, cirurgia, detecção precoce de câncer de boca, atendimento à dor orofacial, prótese e radiodiagnóstico. Para os gestores destas unidades, faz-se necessária a utilização de instrumentos gerenciais e a adoção de práticas gerenciais inovadoras, que avaliem resultados com base em planejamento e programação de saúde.

1.2 Público-alvo: Candidatos aos cargos de diretor-geral e diretor administrativo-financeiro dos Centros de Especialidades Odontológicas das Microrregiões de Saúde do Ceará.

1.3 Objetivos: Preparar os alunos a atuarem como gestores das unidades consorciadas entre municípios e Estado, onde serão partícipes da construção de uma gestão pautada na melhoria contínua da qualidade.

1.4 Conteúdo: Introdução à Metodologia de Aprendizagem; Políticas de Saúde no Brasil e Organização dos Serviços; Planejamento de Serviços de Saúde; Gerência dos Serviços de Saúde; Gestão da Qualidade em Saúde; Desenvolvimento de Liderança em Saúde; Metodologia de Pesquisa Aplicada à Gestão em Saúde.

1.5 Metodologia: Para que os objetivos propostos sejam atingidos, o curso utilizará a metodologia de Ensino-Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning/ PBL). Serão utilizadas, além de grupos tutoriais, estratégias educacionais complementares como exposição interativa, estudos de caso, estudos dirigidos, oficinas de trabalho, apresentações orais, mesas redondas, dentre outras.

1.6 Carga-horária: De 460 horas, distribuídas em 7 módulos, sendo 360 horas de atividades presenciais, acrescidas de 100 horas para o trabalho de conclusão do curso (TCC).