1. Desenvolvimento de Lideranças em Saúde

31 de julho de 2008 - 19:45

1.1 Apresentação: O Curso de Desenvolvimento de Lideranças em Saúde se propõe a desenvolver novos líderes estaduais e municipais do Sistema Único de Saúde – SUS, utilizando a estratégia de EAD, para atuarem no contexto de rápidas e sucessivas mudanças, tornando-as capazes de pensar e agir de forma ética, moral, técnica e humana, e ainda serem capazes de influenciar e liderar pessoas para melhores resultados no enfrentamento dos principais problemas de saúde.

1.2 Público-alvo:
– Lideranças no âmbito federal, estadual e municipal do Sistema Único de Saúde;
– Profissionais do Programa Saúde da Família;
– Demais profissionais interessados na área de gestão e liderança.

1.3 Objetivos:
– Criar um espaço de desenvolvimento profissional permanente no campo da gestão e da liderança e outros temas de interesse ao Sistema de Saúde; e
– Garantir a formação de uma comunidade virtual de aprendizagem, para discussão e busca de resolução em torno dos desafios relacionados ao Sistema Único de Saúde – SUS.

1.4 Conteúdo: O curso é composto de cinco módulo: Liderança e Aprendizagem; Desenvolvimento de Equipes; Desenvolvimento da Prática da Auto Motivação Humana; Excelência na Comunicação Interpessoal e Institucional e Administração de Conflitos e Negociação.

1.5 Metodologia: A concepção didático-pedagógica do curso foi inspirada numa visão de aprendizagem dinâmica, difundida pelas teorias cognitivistas e sociointeracionistas. As atividades utilizam a técnica do estudo de caso e da autoavaliação. Essa opção metodológica visa desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para a construção de competências específicas de gerenciamento e liderança.

1.6 Carga Horária: O Curso possui uma estrutura híbrida de aprendizagem, caracterizando-se por uma etapa virtual (on line) e outra presencial, com 24 horas por módulo.