A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) aderiu ao Exame Nacional de Residência (Enare), certame que regula a ocupação de vagas de Residências em Saúde (Médica, Uniprofissional e Multiprofissional) em todo o Brasil. Na rede estadual, os programas estão distribuídos em 13 hospitais, na Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) e no Centro de Referência em Dermatologia Dona Libânia (CDERM). Acesse abaixo as principais perguntas e respostas sobre a iniciativa:

 

 

/Matrícula

 

Fui aprovado(a) no certame, onde encontro mais informações sobre os procedimentos necessários para pré-matrícula e matrícula?

 

Tanto para a Residência Médica como para a Residência Multi e Uniprofissional há editais que regulam essa fase do processo. Os documentos podem ser consultados via página eletrônica do Enare ou da ESP/CE (clique aqui).

 

Qual a diferença entre a pré-matrícula e a matrícula?

 

A pré-matrícula é o momento no qual o candidato envia a lista de documentos indicada em edital. Nas instituições da Rede Sesa, o procedimento ocorrerá via Sistema Acadêmico da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), conforme datas de convocações previstas. Após submissão, o material é avaliado e, se houver alguma inconsistência, o profissional é avisado para que realize o reenvio. Não havendo pendência na documentação, a matrícula é efetuada.

 

Não sou do Ceará, preciso atualizar a carteira do Conselho de Classe?

 

Sim. O participante classificado e oportunamente convocado para a matrícula, que tenha concluído o seu curso de graduação em outro estado da Federação, deverá estar regularmente inscrito no Conselho Profissional Regional da respectiva profissão no Ceará.

 

Todo o processo de matrícula é feito de maneira on-line?

 

Sim. Desde o envio da documentação até a efetivação da matrícula, tudo é feito de forma on-line, sendo necessária a presença do candidato apenas em casos específicos.

 

Recebi uma mensagem de falha ao anexar os arquivos no Sistema Acadêmico. Por que isso ocorre?

 

Alguns PDFs são gerados com erros de codificação, e isso pode impedir a submissão no sistema, por questões de segurança. Portanto, recomendamos que, caso a plataforma acuse problemas no recebimento de qualquer arquivo nesse formato, comprima o PDF previamente, restaurando, assim, a segurança do documento.

 

 

 

/Processo seletivo

 

O que é o Enare? 

 

O Exame Nacional de Residência (Enare) é uma avaliação realizada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC) com o objetivo de oferecer mais oportunidades de vagas em residências médicas, multiprofissionais e uniprofissionais. Essas oportunidades surgem por meio da adesão de diversas instituições públicas e privadas sem fins lucrativos ao programa.

 

Como funciona o sistema de classificação?

 

O sistema de classificação do Enare é semelhante ao do Enem/Sisu, em que os candidatos recebem uma nota na especialidade escolhida após as provas, que é utilizada para indicar suas preferências de atuação. O sistema permanece aberto por um período determinado para que cada candidato possa escolher o local de sua preferência. As notas mais altas têm prioridade em relação às mais baixas, determinando quem ocupará as vagas disponíveis. Após isso, o sistema é reaberto para preencher as vagas remanescentes e formar um cadastro reserva, reduzindo assim as chances de vagas ociosas futuras.

 

Quais as vantagens para o candidato? 

 

Participar de um processo seletivo nesse formato oferece diversas vantagens, como democratização do acesso, realização das provas em uma única data, baixo custo, meritocracia e acesso dos melhores candidatos às instituições de sua preferência, além da padronização do processo seletivo.

 

Quais instituições podem aderir? 

 

Podem aderir instituições públicas e privadas sem fins lucrativos que ofereçam programas de residência médica, multiprofissional e/ou uniprofissional, autorizados pelo Ministério da Educação (MEC) e com financiamento garantido para o pagamento das bolsas dos residentes.

 

Como funciona o processo seletivo? 

 

Os candidatos interessados em participar do Enare devem se inscrever por meio de um link na área do candidato, conforme o cronograma oficial. Após a inscrição, eles devem comparecer ao local designado para realizar a prova. A avaliação é realizada em todas as capitais e principais cidades brasileiras. A nota obtida na prova equivale a 90% da nota final do candidato; os outros 10% são determinados pela análise curricular, que pode incluir formação acadêmica, publicações e participação em eventos acadêmicos, entre outros critérios.

 

Os candidatos classificados têm a oportunidade de escolher a instituição onde desejam realizar sua residência, com base em sua classificação e nas vagas disponíveis em cada instituição. Após a seleção, os candidatos classificados e convocados devem efetivar a matrícula na instituição escolhida seguindo os procedimentos e prazos estabelecidos pelo Enare e pela instituição de residência.