Gerência de Pós-Graduação em Saúde

 

Criada a partir da reorganização da nova estrutura da ESP/CE, a Gerência de Pós-Graduação em Saúde (Gepos) tem como propósito formar profissionais de saúde por meio dos cursos Latu Sensu na modalidade de Especialização. A área surge com o objetivo de complementar a formação acadêmica, atualizar, incorporar competências técnicas e humanísticas por meio do desenvolvimento de pessoas, tendo em vista o aprimoramento da força de trabalho para o Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Para isso, a gerência desenvolve os programas de Residência em Saúde; Projeto Ampliares; Programa de Valorização a Supervisão das Residências em Saúde (Velas); Programa Médico da Família Ceará; além dos demais projetos de especialização na área da saúde.

 

Residências em Saúde

 

As residências em saúde constituem uma modalidade de ensino de Pós-graduação Latu Sensu (especialização), que busca promover a educação em saúde e a formação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Estão habilitadas a ofertar programas de Residência em Saúde (Residência Médica e Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde) as instituições de saúde ou ensino, que possuem aprovação pelas comissões a que estão subordinadas, ou seja, a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e a Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS).

 

Anualmente, a ESP/CE oferta vagas para Residência Médica e Residência Multiprofissional e em Área Profissional em Saúde. É possível acompanhar o Processo Seletivo pelo site da ARES (Apoio às Residências em Saúde).

 

Residência Médica

 

A Residência Médica (RM) foi instituída por Decreto Federal Nº 80.281, de setembro de 1977. Desse período até então, vem ocorrendo várias modificações inerentes às normas e aos processos pedagógicos, que regulamentam a Residência Médica e todo esse percurso fez com que, atualmente, essa fosse reconhecida como a melhor forma de educação médica.

 

Durante o processo formativo da residência, o graduado em medicina, sob supervisão de profissionais, desenvolve um treinamento em serviço, composto por 2.880 horas, anuais em uma determinada especialidade, previamente, escolhida e, progressivamente, adquire competências para exercício profissional qualificado.

 

Em 2012, a ESP-CE implantou um novo desenho de residência: os programas em Rede. Tal formato passou a ser desenvolvido dentro da rede terciária, onde já ocorriam ofertas de programas, mas, agora, acrescidos de ênfase nos treinamentos, realizados nos espaços de prática de níveis primário e secundário de atenção. Nesses níveis, não existiam Programas de Residência Médica (PRM) até então. Por meio dos dois modelos formativos, ou seja, os programas em Rede e aqueles vinculados aos hospitais terciários, a Residência Médica tem contribuído para a capacitação de recursos humanos, que atuarão nos diversos pontos da Rede de Atenção à Saúde da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

 

Além de possuir programas próprios, a ESP/CE apoia hospitais vinculados à Rede Sesa na oferta de PRM. Atualmente, a ESP/CE e as instituições de saúde da secretaria possuem 61 especialidades credenciadas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

 

Programas de Residência Médica

 

Residência Multiprofissional e em Área Profissional em Saúde

 

A Residência Multiprofissional e em Área Profissional em Saúde (Resmulti) foi criada a partir da promulgação da Lei n° 11.129, de 2005, e é um programa de caráter interfederativo, interinstitucional, interprofissional, intersetorial e interiorizado. A RESMULTI constitui modalidade de ensino de pós-graduação latu sensu, com carga horária de 60 horas semanais, e duração de dois anos. Os programas ofertam educação em serviço, qualificando para o exercício profissional das categorias que integram a área de saúde, como Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Medicina Veterinária.

 

No âmbito da Resmulti, o objetivo é “ativar e capacitar lideranças técnicas, científicas e políticas por meio da interiorização da Educação Permanente Interprofissional, na perspectiva de contribuir para a consolidação da carreira na saúde pública e para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde”. Para além disso, busca-se fortalecer a atuação da Residência no campo da pesquisa, promoção da saúde, extensão, educação permanente em saúde, formação política e qualificação político-pedagógica.

 

Atualmente, a RESMULTI/ESP/CE oferta vagas em dois componentes: um comunitário, em que o profissional-residente atua no âmbito da atenção à saúde primária e secundária de 20 municípios cearenses; e um hospitalar, em que a atuação ocorre em 10 hospitais de nível secundário e terciário do cuidado à saúde.

 

Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional em Saúde

 

Projeto Ampliares 

 

O Projeto de Ampliação e Regionalização das Residência em Saúde (AMPLIARES) busca a qualificação do modelo de formação oferecido pela ESP/CE, fortalecendo a rede de atenção, de acordo com as necessidades regionais, alinhado com as diretrizes da Secretaria de Saúde do Ceará (SESA), reconhecendo a importância das conexões entre as práticas educacionais, a realidade social e necessidades assistenciais da população. O projeto foi desenhado com base no diagnóstico da situação de saúde da população do Ceará, estruturas e equipamentos, características regionais e a relação entre as necessidades de saúde e o cuidado.

 

É nesse contexto que o Ampliares se insere, tendo em vista que para a qualificação permanente de profissionais, é preciso criar um sistema regionalizado de oferta de residências, preceptores capacitados, estrutura de formação em serviço e desenvolvimento de competências profissionais focadas nos sistemas de saúde, que possam catalisar as transformações e inovações da rede de atenção à saúde no estado e o consequente benefício no cuidado das pessoas e populações.

 

Nesse sentido, o referido Programa apresenta os seguintes objetivos: Formar residentes em saúde especialistas para a Rede de Atenção à Saúde das 5 (cinco) regiões do Estado do Ceará; Promover a integração ensino-serviço, alinhadas à Regionalização das Redes de Atenção do Estado; Estimular a reorientação da prática assistencial, centrada na pessoa, visando a promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação à saúde e a integralidade de atenção no Estado do Ceará; Desenvolver um programa de formação para a prática de preceptoria; Promover a qualificação da rede de assistência à saúde da população, conforme as demandas do Sistema Único de Saúde – SUS.

 

Programa de Valorização à Supervisão das Residências em Saúde (Velas)

 

O Projeto Velas é um programa ministrado por um corpo de facilitadores da ESP/CE para formação continuada de supervisores de programas de residência médica e multiprofissional. Este programa contemporâneo integra métodos pedagógicos inovadores, treinamento baseado em habilidades, workshops virtuais ao vivo, módulos de aprendizado on-line, projetos individuais e em equipe, bem como um projeto final focado nos programas de residência dos supervisores.

 

A formação visa desenvolver supervisores qualificados que possam aplicar teorias educacionais e ensinar as melhores práticas para instruir residentes em formação, equipando os futuros profissionais na área de saúde para o melhor desenvolvimento do Sistema Único de Saúde. Os participantes se formarão no programa com as habilidades, estratégias e técnicas necessárias para educar os residentes em uma variedade de configurações.

 

Cursos de Especialização na Área da Saúde

 

Os cursos de Pós Graduação Latu sensu (Especialização) são oferecidos desde 1994, no total foram 54 cursos de Especialização e 3.712 trabalhadores capacitados para o Sistema de Saúde, em três grandes áreas: Vigilância em Saúde, Atenção em Saúde e Gestão.

 

As Especializações são programas de nível superior, de educação continuada, com os objetivos de complementar a formação acadêmica, atualizar, incorporar competências técnicas e humanísticas e desenvolver pessoas, tendo em vista o aprimoramento da força de trabalho para o Sistema Único de Saúde.

 

Atualmente, a ESP/CE oferta os seguintes cursos de Pós graduação Latu Sensu:

– Pós-Graduação em Atenção Primária à Saúde – Programa Médico Família Ceará
– Pós-Graduação em Vigilância Sanitária
– Pós-Graduação em Álcool e outras Drogas
– Pós-Graduação em Saúde do Trabalhador
– Pós-Graduação em Preceptoria no SUS (Hospital Sírio Libanês)
– Pós-Graduação em Gestão de Programas de Residências no SUS (Hospital Sírio
Libanês)
– Pós-Graduação em Gestão da qualidade no SUS (Hospital Sírio Libanês)

 

Além destes cursos, a ESP/CE oferta cursos de Pós-Graduação em complementação especializada que são destinados a médicos interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos em áreas definidas (subespecialidades) que não se sobreponham a programas de residências básica ou especializada.

 

Atualmente, a ESP/CE oferta os seguintes cursos de Pós-graduação em complementação especializada nas áreas de:

– Doenças Neurovasculares
– Doenças Neurodegenerativas
– Doenças Neuroimunológicas
– Cirurgia de Quadril
– Cirurgia do Tornozelo e Pé
– Oftalmopediatria
– Tratamento Clínico/Cirúrgico em Órbita, oculosplásticas e Vias Lacrimais
– Urologia Oncológica

 

 

 

Gerente de Pós-Graduação em Saúde

Alciléa Leite Carvalho  
Contatos: (85) 3101.1424 / gepos@esp.ce.gov.br