PortugueseEnglishFrenchSpanish

Gerência de Pós-Graduação em Saúde

Criada a partir da reorganização da nova estrutura da ESP/CE, a Gerência de Pós-Graduação em Saúde (Gepos) tem como propósito formar profissionais de saúde por meio dos cursos Latu Sensu na modalidade de Especialização. A área surge com o objetivo de complementar a formação acadêmica, atualizar, incorporar competências técnicas e humanísticas por meio do desenvolvimento de pessoas, tendo em vista o aprimoramento da força de trabalho para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Para isso, a gerência prevê o desenvolvimento de um trabalho baseado no tripé “atenção à saúde”, “vigilância em saúde” e “gestão”. Os principais projetos desenvolvidos pela gerência são os programas de Residência em Saúde; Projeto Ampliares;  Programa de Valorização a  Supervisão das Residências em Saúde (Velas); Programa Médico da Família Ceará; além dos demais projetos de especialização na área da saúde.

Residências em Saúde

Criada em 1993 sob forte influência do movimento de mudanças no âmbito da Saúde em curso, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) sempre esteve vinculada às necessidades do sistema de saúde cearense. Os seus programas de Residências em Saúde e demais projetos no campo da especialização em saúde refletem exatamente essa intenção de fomentar a modalidade de ensino de pós-graduação em saúde no Estado.

A ESP/CE é responsável, portanto, pela publicação de manual, edital, processo seletivo, toda a parte burocrática e de organização dos processos do seus projetos nessa área. Atualmente, a instituição vem ampliando sua participação visando otimizar os programas que estão sendo criados. Nesse sentido, desenvolve pesquisas com base em dados dos processos seletivos anteriores, conciliando as necessidades da rede pública de saúde estadual, com o interesse do profissional de saúde que ingressa em seu programa de Residência em Saúde.

Especializações

Pós-Graduação Lato sensu em Atenção Primária à Saúde – Programa Médico da Família Ceará

Especialização em Vigilância Sanitária

Especialização em Álcool e outras Drogas