PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Gerência de Extensão em Saúde

 

 

A Gerência de Extensão em Saúde (Gexte) tem como missão a melhoria da qualidade de vida da população cearense por meio de ações educativas, incentivando o autocuidado e o bem-estar das pessoas, integrando o eixo de Educação e Extensão com os demais eixos estratégicos: Pesquisa em Saúde, Desenvolvimento Educacional, Inovação e Tecnologia, Inteligência e Saúde.

 

Avanços

 

A nova perspectiva das ações educativas no meio virtual, proporcionando maior alcance de pessoas beneficiadas.

 

Objetivos

 

  • Contribuir na qualificação profissional dos trabalhadores da área, destinada na transformação das práticas de saúde, a partir da realidade local e da análise coletiva dos processos de trabalho;

  • Promover a integração, a comunicação e a cooperação dos trabalhadores de saúde e usuários nos cenários de práticas;

  • Promover a qualidade de vida como pilar da promoção da saúde, objetivando formar cidadãos conscientes de seu papel na mudança do quadro de saúde e habilitá-los para atuar no processo de melhoria de suas condições de vida;

  • Incentivar a participação popular, fomentando o protagonismo dos movimentos sociais e dos usuários do SUS, a gestão participativa, o controle social, o cuidado e o autocuidado, a formação e as práticas educativas em saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde.

 

Competências

 

  • Incentivar o diálogo e na interação da sociedade por meio da troca de conhecimentos, da participação e do contato com as questões contemporâneas no contexto social;

  • Contribuir com a formação do cidadão crítico e responsável;

  • Articular ensino/extensão/pesquisa/inovação, ancorada em processo pedagógico, interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico;

  • Promover a educação, o conhecimento e a inovação, contribuindo para o bem-estar e felicidade das pessoas) com todas as áreas, em especial, as de comunicação, arte, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção, e trabalho, em consonância com as políticas ligadas às diretrizes para a educação ambiental, educação étnico-racial, direitos humanos e educação indígena;

  • Oportunizar a reflexão ética quanto à dimensão social do ensino-pesquisa-extensão;

  • Fomentar a promoção da saúde e o incentivo do autocuidado colaborativo, a comunicação não violenta;

  • Promover a expressão das diferenças por meio da arte;

  • Produzir conhecimentos, atualizados e coerentes, voltados para o desenvolvimento social, equitativo, sustentável, com a realidade brasileira.

 

A GEXTE tem como referência e leitura para construção dos seus objetivos e competências a:

a) Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS, 2009)

b) Política Nacional e Estadual de Humanização (PNH, 2003) (PEH, 2013)

c) Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS, 2014)

d) Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS-SUS, 2013)

 

 

Projetos Vinculados

 

 Vivendo com Saúde no Ceará

 

O projeto de extensão é uma iniciativa da Gerência de Extensão em Saúde da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), a ser desenvolvido em parceria com assessoria de comunicação e marketing da instituição, instituições de saúde, ensino, grupos empresariais e sociedade civil. A iniciativa tem como finalidade a promoção de eventos presenciais e remotos nos canais de comunicação da Escola para melhoria da qualidade de vida da população cearense a partir da prática do autocuidado na saúde e na interação da sociedade com a ESP de forma dinâmica e acessível. Esse programa de desmembra nos seguintes projetos: Esproarte, Papo SUS, Papo Saúde ESP, Segunda da Saúde e Plano Saudável.

 

Esproarte

 

O projeto tem como principal objetivo a promoção da saúde por meio do exercício da arte, cultura e esporte. As ações ocorrem no perfil oficial da ESP/CE no Instagram (@espceara) e canal do You Tube da instituição. Os vídeos são produzidos e publicados uma vez por mês. 

 

Papo SUS

 

O projeto tem objetivo refletir e informar aos cidadãos e aos profissionais da saúde sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), programas e projetos do governo federal, estadual e municipal. Os encontros ocorrem quinzenalmente no perfil oficial do Instagram (@espceara) sempre às terça-feiras no horário de 19h30min. Com duração média de uma hora, a iniciativa reúne como convidados profissionais da saúde que atuam de forma intersetorial.

 

Papo Saúde ESP

 

Projeto de extensão da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues, a iniciativa tem como objetivo refletir e informar aos cidadãos e aos profissionais da saúde sobre temas ligados à saúde. Realizado no formato de lives no perfil oficial da ESP no Instagram (@espceara), o programa conta com a participação de convidados de diferentes área da saúde que discutem, ao vivo, questões da área de acordo com o calendário nacional e estadual de saúde. Os encontros ocorrem quinzenalmente sempre às terça-feiras no horário de 19h30min, com duração média de uma hora. 

 

Segunda da Saúde

 

A iniciativa engloba a criação de vídeos educativos para promoção em saúde nas redes sociais da Escola de Saúde Pública do Ceará. As publicações acontecem semanalmente, nas segundas-feiras, com atualizações sobre temas da saúde relevantes para a população brasileira.

 

Plano Saudável

 

O projeto consiste na criação de vídeos educativos sobre exercícios físicos e alimentação saudável visando a promoção em saúde e prevenção de doenças nas redes sociais da Escola de Saúde Pública do Ceará. As publicações acontecem uma vez por semana, com atualizações sobre temas da saúde relevantes para a população brasileira.

 

 

Gerente de Extensão em Saúde

Luciana Rocha Lopes da Costa 
Telefone: (85) 3486.6444