Residências em Saúde

 

 

As residências em saúde constituem uma modalidade de ensino de Pós-graduação lato sensu (especialização), que busca promover a educação em saúde e a formação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

 

As instituições de saúde ou ensino, apenas, estão habilitadas a ofertar programas de residência em saúde após aprovação pelas respectivas comissões a que estão subordinadas, ou seja, à Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e à Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS).

 

 

Residência Médica

 

A Residência Médica (RM) foi instituída por Decreto Federal Nº 80.281, de setembro de 1977. Desse período até então vem ocorrendo várias modificações inerentes às normas e aos processos pedagógicos, que regulamentam a Residência Médica e todo esse percurso fez com que, atualmente, essa fosse reconhecida como a melhor forma de educação médica.

 

Durante o processo formativo da residência, o graduado em medicina desenvolve um treinamento em serviço, composto por 2.880 horas, anuais em uma determinada especialidade, previamente, escolhida e, progressivamente, adquire competências para exercício profissional qualificado.

 

Nos programas vinculados à Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), a aprendizagem ocorre nas instituições de saúde da Rede da Secretaria de Saúde do Ceará – SESA, sob supervisão de profissionais vinculados aos serviços e possuidores de reconhecida competência técnica e ética aos quais denominamos preceptores.

 

Em 2012, a ESP/CE inovou ao implantar o modelo de Programas em Rede, ampliando o campo de atuação da residência. Nesse novo formato, além da atuação tradicional nos hospitais de nível terciário, os residentes passaram a ter vivências práticas também nos serviços de atenção primária e secundária — espaços até então não contemplados pelos Programas de Residência Médica. A combinação dos dois modelos — Programas em Rede e programas em hospitais terciários — tem fortalecido a formação de profissionais capacitados para atuar em toda a Rede de Atenção à Saúde.

 

Complementarmente, a ESP/CE lançou o Projeto de Expansão e Interiorização da Residência, que, em 2020, foi reestruturado e passou a ser denominado Programa Ampliares (Ampliação e Regionalização das Residências em Saúde). O Ampliares tem como foco qualificar a formação de especialistas, alinhando-a às necessidades regionais do Estado do Ceará. Um de seus principais objetivos é interiorizar as residências médicas e multiprofissionais, levando-as para além da capital. No âmbito da Residência Médica, a iniciativa garantiu a implantação de programas em todas as cinco macrorregiões de saúde do Ceará, fortalecendo as redes de atenção e promovendo uma integração mais efetiva entre ensino, demandas sociais e as necessidades assistenciais da população cearense.

 

 

Residência em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional e Multiprofissional – Resmulti)

 

A Residência em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional e Multiprofissional – Resmulti) é um programa de caráter interfederativo, interinstitucional, interprofissional, intersetorial e interiorizado. Foi criada a partir da promulgação da Lei n° 11.129, de 2005, e é conduzida político e pedagogicamente pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), desde a concepção em 2011.

 

A Resmulti ESP/CE disponibiliza educação em serviço, qualificando para o exercício profissional das categorias que integram a área de saúde, como Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

 

O objetivo da iniciativa é “ativar e capacitar lideranças técnicas, científicas e políticas por meio da interiorização da Educação Permanente Interprofissional, na perspectiva de contribuir para a consolidação da carreira na saúde pública e para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde”.

 

Além das inovações implantadas nas redes de Saúde da Família, Atenção Psicossocial e Hospitalar do Estado, por meio da atuação dos profissionais de saúde-residentes, preceptores e tutores, dentre os destaques, citamos a atuação da Residência no campo da pesquisa, promoção da saúde, extensão, educação permanente em saúde, formação política e qualificação político-pedagógica.

 

DOCUMENTOS

Relatório de Avaliação de Serviço 

Regulamento para moradia da residência médica COREME ESP 2012

Atualização do Regulamento para moradia da residência médica COREME ESP 2021

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC/TCR)