Prevenção: Sesa realiza rastreamento de pessoas diagnosticadas e com suspeita de Covid-19

3 de março de 2021 - 11:21 #

Assessoria de Comunicação da Sesa Repórter: Suzana Mont'Alverne Arte gráfica: Fabio dos Santos

O aumento no número de casos de Covid-19 vem preocupando, além da população, gestores e profissionais de saúde. Por isso, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) adota diversas medidas para evitar a disseminação da doença. Entre as ações desenvolvidas pela pasta está o rastreamento de contatos, que consiste em identificar um caso positivo para o coronavírus e investigar outros possíveis por meio de pessoas que tiveram proximidade com o(a) infectado(a). Assim, com este mapeamento, é possível orientar sobre os sintomas e recomendar a quarentena por 14 dias a quem esteve em uma situação de exposição para Covid-19 — contados a partir do dia de convívio com quem está com a doença.

“O serviço funciona a partir da identificação de um caso suspeito ou confirmado, que é contatado para fornecer o telefone das pessoas que ele esteve em contato durante a infecção. O primeiro contato pode ocorrer via telefone, por um profissional da Sesa do município de residência ou via WhatsApp, que é disparado pelo bot [robô] do Plantão Coronavírus”, explica Sarah Mendes D’Angelo, assessora técnica da coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde da Sesa.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), são considerados contatos aqueles que estiveram a menos de um metro de distância, por um período mínimo de 15 minutos, com um caso confirmado; tiveram contato físico direto com um caso confirmado; profissionais de saúde que prestaram assistência a pessoas infectadas pela Covid-19 sem utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), conforme preconizado, ou que usaram EPIs danificados e tiveram contato domiciliar ou é residente na mesma casa/ambiente de alguém que testou positivo para a doença.

Uma medida importante e que deve ser adotada pela população é o auto rastreamento. Caso apresente algum sintoma, é essencial informar às pessoas com quem teve contato dentro do perfil citado pelo MS. “Ao notar os sintomas, a pessoa pode comunicar a Sesa e ter a ajuda do bot por meio do Plantão Coronavírus ou ainda pelo WhatsApp no número 85 8439-0647”, indica a assessora técnica.