Saúde do Ceará conclui Curso sobre Elaboração de Projetos de Pequisa em Saúde

25 de setembro de 2020 - 14:03 # # # #

Repórter e Fotos: Daniel Araújo

Realizamos nesta sexta-feira, 25, a conclusão do curso sobre Elaboração de Projetos de Pequisa em Saúde.   Ao todo, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), unidade da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), realizou 5 encontros com pesquisadores e profissionais da saúde sobre a importância da produção de projetos de pesquisa que possam vir a concorrer na chamada do Programa Pesquisa para o SUS-PPSUS.

Participaram das oficinas pesquisadores, instituições de ensino, profissionais de saúde da rede SESA e controle social. Os participantes receberam uma certificação de 40 horas sobre elaboração de projetos de pesquisa para a saúde.

O superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, destacou o valor do trabalho em pesquisa em saúde enquanto ferramenta para a construção de resultados diretos na sociedade e na melhoria de vida dos brasileiros. “É importantíssimo que atividades como essa sejam cada vez mais fortalecidas e que o trabalho de cooperação em rede possa ir sendo construído como uma grande teia de pesquisa e geração de conhecimento”, disse o gestor.

PPSUS

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) receberá as propostas de pesquisa que comporão essa chamada do programa até o próximo dia 30 de setembro. Poderão participar do projeto pesquisadores com doutorado vinculados a instituições de ensino e/ou pesquisa do Ceará.

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos para capital, custeio e bolsas. O envio por meio eletrônico deve ser realizado em duas plataformas: através do formulário eletrônico no Sistema de Informação de Ciência e Tecnologia em Saúde (SISC&T), disponível no endereço sisct.saude.gov.br/sisct/ e da Plataforma Montenegro, no endereço montenegro.funcap.ce.gov.br/.

Histórico

Estruturado a partir de 2002 a partir do contexto brasileiro e suas marcantes desigualdades socioeconômicas, ambientais, geográficas e culturais, o Programa Pesquisa para o SUS-PPSUS trata-se de importante estratégia de fomento descentralizado para promover pesquisas em cada unidade federativa que priorizem o enfrentamento e resolução dos problemas de saúde locorregionais.

O processo de construção do programa ocorre por meio de gestão colegiada, formada também pelo Ministério da Saúde, por meio do seu Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

OUÇA

O supervisor do Centro de Investigação Científica da ESP/CE, Jadson Franco, fala sobre a experiência realizada a partir do curso.