Cinco bolsas para instrutor local do curso técnico

17 de setembro de 2008 - 18:41

A Escola de Saúde Pública do Ceará está com inscrições abertas, de 17 a 24 de setembro, para o processo seletivo de concessão de cinco bolsas de extensão tecnológica para Instrutor Local do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde.  Dele poderão concorrer pessoas com nível superior, nas áreas social, humanas e da saúde; experiência na área de capacitação e trabalho com grupos comunitários, priorizando as vivências na área de Atenção Primária à Saúde; não ter vínculo trabalhista municipal, estadual ou federal; e disponibilidade para tempo integral (40 horas semanais).

As bolsas concedidas terão valor de R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais) e duração de 06 (seis) meses, podendo ser prorrogadas mediante a comprovação de aproveitamento do bolsista e das necessidades da ESP-CE. As vagas correspondem às necessidades imediatas para a operacionalização do Curso Técnico de ACS na macrorregião de Fortaleza e serão destinadas aos primeiros colocados permanecendo os demais classificados como cadastro de reserva.

ETAPAS

O processo seletivo constará de três etapas. A primeira será avaliação escrita, de caráter eliminatório, que terá perguntas abertas de conteúdo referente ao Sistema Único de Saúde, com foco na Atenção Primária à Saúde ou situação-problema referente à dinâmica de trabalho do instrutor local. A segunda será a avaliação vivencial, de caráter classificatório, da qual participarão os candidatos aprovados na avaliação escrita. Ela consistirá na aplicação de dinâmicas grupais com a finalidade de observar as habilidades do candidato em lidar com grupos, administrando conflitos e promovendo consensos. Além disso, será avaliada a capacidade de tomada de decisões rápidas, flexibilizando a programação de atividades coletivas e a didática.

A terceira e última etapa será uma entrevista de caráter eliminatório e classificatório, dela participarão os candidatos aprovados na avaliação escrita e que compareceram à avaliação vivencial. Esta etapa permitirá investigar informações sobre a experiência profissional do candidato. Também servirá para formalizar o compromisso do candidato com determinadas diretrizes, como, por exemplo, a não-existência de vínculo profissional público, a disponibilidade para residir no município e a capacidade de executar o cronograma das atividades previstas.

ATRIBUIÇÕES

Dentre as atribuições do bolsista, estão a de organizar as condições para execução do curso no município e sua condução didática; atuar em todo o processo de desenvolvimento do curso; assegurar que a proposta pedagógica seja aplicada, articulando a integração entre Agentes Comunitários de Saúde e a participação de diferentes instrutores e convidados; promover a integração do trabalho do Agente Comunitário de Saúde com toda a Equipe Saúde da Família.

São também competências do bolsista: assumir como instrutor todo o conteúdo da área social do curso; acompanhar o trabalho de campo junto com o profissional supervisor de estágio do agente comunitário de saúde da Equipe Saúde da Família; avaliar e propor mudanças que o grupo entender como necessárias ao melhor desenvolvimento do curso; avaliar cada agente comunitário de saúde de acordo com as normas estabelecidas pela Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará; desenvolver todas as atividades em consonância com a orientação do instrutor regional; articular a participação dos profissionais da Estratégia Saúde da Família como instrutores no período presencial e de dispersão; promover a integração dos agentes comunitários de saúde e dos demais profissionais da Estratégia Saúde da Família com as instituições, especialmente, as instituições formadoras dos profissionais do Sistema Único de Saúde; elaborar e emitir relatório por turma para a Instrutoria Regional do Curso.

CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

Inscrições: 17 à 24 de setembro de 2008;
Avaliação Escrita: 26 de setembro de 2008 (14:00hs – Sala 02 – NEP);
Resultado 1ª etapa: 30 de setembro de 2008;
Avaliação Vivencial e Entrevista: 01 à 06 de outubro de 2008;
Resultado da Final: 09 de outubro de 2008.

nstruções: para visualizar o edital você precisa ter o Adobe Acrobat Reader instalado.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br