Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

I Congresso Norte e Nordeste de Saúde Baseada em Evidências

Seg, 29 de Junho de 2015 13:10

 

 

O I Congresso Norte e Nordeste de Saúde baseada em Evidências e o II Seminário de Avaliação e Inovação Tecnológica em Saúde da Região do Cariri serão realizados pela Universidade Regional do Cariri (URCA), no Centro de Convenções do Cariri em Crato-CE, no período de 26 a 28 de Agosto de 2015.

 

O evento trará a oportunidade para a disseminação e ampliação de conhecimentos e da discussão sobre problemas relacionados a evidências científicas e ao processo de gestão, avaliação, inovação e incorporação de tecnologias, especificamente os medicamentos, equipamentos médico-assistenciais (EMA), guias de práticas e protocolos clínicos, sistemas informacionais e educacionais para a segurança do paciente. Contará com palestrantes do Centro Cochrane do Brasil, Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS) e Rede de Políticas informadas por Evidências do Brasil (EVIPNET BRASIL).

 

Congregará profissionais, pesquisadores, estudantes e representantes do controle social que desenvolvem atividades na área da saúde, do direito e afins, que atuam direta ou indiretamente, e lidam com evidências científicas, tecnologias em saúde e direito à saúde.


# Inscrições: As inscrições estão disponíveis através do Sistema de Eventos da URCA. Clique aqui


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
:


a) Para que sua inscrição seja CONFIRMADA, você deverá realizar DEPÓSITO IDENTIFICADO na conta do evento. Em seguida enviar o comprovante de pagamento para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. juntamente com o comprovante de inscrição no evento. Não esqueça de colocar no título da mensagem o nome do evento: I Congresso Norte e Nordeste de Saúde Baseada em Evidências;

b) Alunos de GRADUAÇÃO e PÓS-GRADUAÇÃO deverão ENVIAR para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. DECLARAÇÃO que comprove o vínculo institucional.


# Site do evento: Clique aqui

 

Fonte: www.urca.br

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 ( Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. )
Twitter: @espce
Facebook: espce 

 

 
Redes de atenção são a solução para a saúde, diz Eugênio Vilaça

Qua, 29 de Julho de 2015 17:26

 

alt

 Fotos: Assessoria de Comunicação da Sesa

 

Com o objetivo de expandir o projeto de planificação da atenção primária em saúde para todo o Ceará, como definiu o secretário Henrique Javi, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) promoveu na manhã desta quarta-feira, 29 de julho, mais uma agenda do ciclo de atividades Momento Gestão, com palestra do especialista em planejamento de saúde e consultor em Saúde Pública Eugênio Vilaça Mendes, para preparar e atualizar gestores e técnicos da saúde.

 

O superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), Salustiano Pessoa acolheu os presentes “é com alegria que hoje nos reunimos para debater os caminhos que ajudam a melhorar os cuidados necessários da saúde da população e a forma como esses serviços podem ser ofertados com equidade e satisfação aos anseios de todos.  A ESP/CE vem desde sua fundação, se empenhando para consolidação do SUS sendo parceira da Sesa, do Ministério da Saúde e de todas as instituições que estão envolvidas na formação do sistema. Nossos ideais são os mesmos, esses momentos são engrandecedores e são uma oportunidade de todos expressarem suas ideias e fazerem convergi-las para um único ponto”, destacou. 

 

O tema da palestra foi   "Modelos de Atenção em Saúde - perspectivas para o Estado do Ceará". Ao afirmar que a implantação das redes de atenção à saúde é a solução para o quadro atual da saúde pública no Brasil, Vilaça disse que o Ceará reúne as condições para seguir esse caminho por ter sido pioneiro na implantação dos agentes comunitários de saúde, do Programa Saúde da Família e da regionalização da saúde.

alt

Contraponto ao modelo fragmentado de atenção à saúde, caracterizado pelo descompasso entre o sistema de atenção e a situação epidemiológica da população, as redes de atenção à saúde estruturam-se para enfrentar uma condição de saúde específica, por meio de um ciclo completo de atendimento, o que implica a continuidade da atenção (primária, secundária e terciária) e a sua integralidade, envolvendo ações de promoção, de prevenção e de gestão das condições de saúde, estabelecidas por meio de intervenções de cura, cuidado, reabilitação e paliação. Para Vilaça, a solução para a crise da saúde é mudar o sistema atual e integrá-lo em rede.

alt

 

 

“A atenção primária de saúde é mais complexa que o hospital”, sustentou o especialista na defesa da integração do sistema de saúde em rede, ao fazer referência à complexidade das ações de promoção de mudanças de comportamentos e de estilos de vida da população em relação à saúde. Para ele, os níveis de atenção secundário e terciário constituem-se de tecnologias de maior densidade tecnológica, mas não de maiores complexidades. “Há uma avalanche de tecnologias que não conseguimos aplicar de forma racional”, observou. Ele lembrou que a terceira causa de mortes nos EUA atualmente é o excesso de diagnósticos e tratamentos médicos. Segundo ele, esses diagnósticos e tratamentos desnecessários representam de 30% a 50% dos gastos totais em saúde naquele país.

 

alt

 

 

Eugênio Vilaça defende que a coordenação das redes de atenção sejam da atenção primária, que segundo ele tem a capacidade de atender e resolver 90% dos problemas de saúde da população. “Se não se fortalecer a atenção primária, não tem rede”, reforçou. Sobre a situação epidemiológica da população cearense, Vilaça identifica uma “tripla carga de doenças” caracterizada por uma agenda não concluída de infecções e desnutrição, crescimento das causas externas e as doenças crônica com os fatores de risco a elas associados. Para fazer face a essa situação, o sistema de rede estrutura modelos de atenção tanto às condições agudas quanto às condições crônicas de saúde. “Se não se organizar a atenção aos eventos agudos na atenção primária de saúde, não vamos organizar a rede de urgência e emergência”, sentenciou Eugênio Vilaça.


Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.  / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 ( Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. )
Twitter: @espce
Facebook: espce

 
Divulgado o gabarito da prova escrita da Especialização em Medicina de Emergência

Seg, 06 de Janeiro de 2012 10h28

 

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) divulgam o gabarito da prova escrita, realizada no último dia 5, para ingresso na Especialização em Medicina de Emergência (molde residência). Para o complexo de emergência em Fortaleza, foram ofertadas seis vagas no programa Medicina de Emergência E1 e seis para a Medicina de Emergência E4. Para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral foram oferecidas quatro vagas no programa Medicina de Emergência E1. Os recursos poderão ser feitos nos dias 6 e 7 de fevereiro. O resultado final será divulgado oficialmente no dia 13 de fevereiro no site da ESP-CE.

Os médicos que concorreram às vagas para a Especialização em Medicina de Emergência E1 fizeram uma prova com 50 quesitos do tipo múltipla escolha, envolvendo conhecimentos de Medicina Social e Preventiva (10), Clínica Médica (10), Cirurgia (10), Pediatria (10) e Ginecologia e Obstetrícia (10). Já para os que disputaram às vagas para a Especialização em Medicina de Emergência E4, foi aplicada uma prova escrita, com 50 quesitos do tipo múltipla escolha, versando sobre temas em emergências médicas.

A Especialização em Medicina de Emergência terá duração de três anos iniciais, com a possibilidade de mais um ano opcional. A carga horária será de 60 horas semanais. O treinamento será desenvolvido nos principais hospitais de Fortaleza, como o Instituto Dr. José Frota (IJF), Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital do Coração Messejana (HM), Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), Hospital de Saúde Mental de Messejana (HSMM), Hospital Albert Sabin (Hias) e estágios no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).


Mais informações na Coordenadoria de Residências em Saúde da ESP-CE: (85) 3101.1424.

 

 Para visualizar o edital você precisa ter o Adobe Acrobat Reader instalado.

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE

 

 

 
Especialização em Vigilância Sanitária: lançado edital
Qua, 29 de Julho de 2015 14:30

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig) realizará processo seletivo simplificado, visando selecionar 40 alunos para o VIII Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Vigilância Sanitária, que será ofertado em parceria com o Núcleo de Vigilância Sanitária da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde (Coprom) da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa).

Estarão aptos a participar do certame os profissionais de nível superior que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado do Ceará, especificamente nos Serviços de Vigilância Sanitária de uma das seguintes estruturas operacionais: Núcleo Central de Vigilância Sanitária (Nuvis) da Sesa; Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen); Coordenadorias Regionais de Saúde (Cres); e Vigilância Sanitária dos municípios.
 
As inscrições estarão abertas no período de 10 a 24 de agosto de 2015, exclusivamente na página eletrônica da ESP/CE. O acesso deverá ser realizado na aba seleções públicas/em andamento/edital 26/2015.

Vale ressaltar que após a realização da inscrição on line, os candidatos deverão entregar os documentos exigidos para a inscrição, pessoalmente ou por terceiros (com procuração) ou por via postal (sedex), conforme cronograma (ver item 7.0 do edital 26/2015 e cronograma).   

O objetivo do Curso é especializar profissionais inseridos no processo de trabalho em Vigilância Sanitária, no âmbito do SUS/Ceará, na perspectiva de desenvolver, nos mesmos, competências para o gerenciamento e operacionalização de ações relacionadas à identificação, controle de riscos e agravos decorrentes do processo de produção, circulação e consumo de bens e serviços, tendo por base o conceito ampliado de saúde entendido como qualidade de vida e direito de cidadania.


Para ver o edital CLIQUE AQUI

Mais informações: (85) 3101.1400


Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 ( Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. )
Twitter: @espce
Facebook: espce

 
Curso de Diagnóstico de Câncer de Boca inicia atividades
Ter, 09 de Dezembro de 2014 16:24 
 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio do Centro de Educação Permanente em Atenção à Saúde (Ceats) promoveu no último dia 5, a aula inaugural da turma I do Curso de Atualização para o Diagnóstico Precoce do Câncer de Boca. A aula contou com a presença da Coordenadora de Saúde Bucal do estado do Ceará, Gisele Cavalcante de Oliveira, que enfatizou a importância da iniciativa do curso.

Como estratégia de adesão aos dentistas, foi lançada uma proposta do Dezembro Verde, de conscientização sobre a prevenção do Câncer de Boca.

O curso teórico-prático inserido no Projeto de Qualificação de Profissionais para Fortalecimento da Atenção Básica do Ceará, tem como público alvo os cirurgiões-dentistas das unidades básicas de saúde com o objetivo de capacitá-los para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca.

A aula inaugural da segunda turma acontecerá no próximo dia 12 e as atividades do curso prosseguem até maio de 2015.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 ( Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. )
Twitter: @espce
Facebook: espce

 

 

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 1 de 40

Serviços

Agenda - Julho 2015

Do Se Te Qu Qu Se Sa
28 29 30 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1

Escola de Saúde Pública do Ceará - Av. Antonio Justa, 3161 - Meireles, Fortaleza-CE - Cep 60165-090

Fone: (85) 3101.1398 - Fax (85) 3101.1423 - E-mail: esp@esp.ce.gov.br - Twitter: twitter.com/espce

© 2015 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados - Ver localização no mapa