Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

I Congresso Norte e Nordeste de Saúde Baseada em Evidências

Seg, 29 de Junho de 2015 13:10

 

 

O I Congresso Norte e Nordeste de Saúde baseada em Evidências e o II Seminário de Avaliação e Inovação Tecnológica em Saúde da Região do Cariri serão realizados pela Universidade Regional do Cariri (URCA), no Centro de Convenções do Cariri em Crato-CE, no período de 26 a 28 de Agosto de 2015.

 

O evento trará a oportunidade para a disseminação e ampliação de conhecimentos e da discussão sobre problemas relacionados a evidências científicas e ao processo de gestão, avaliação, inovação e incorporação de tecnologias, especificamente os medicamentos, equipamentos médico-assistenciais (EMA), guias de práticas e protocolos clínicos, sistemas informacionais e educacionais para a segurança do paciente. Contará com palestrantes do Centro Cochrane do Brasil, Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS) e Rede de Políticas informadas por Evidências do Brasil (EVIPNET BRASIL).

 

Congregará profissionais, pesquisadores, estudantes e representantes do controle social que desenvolvem atividades na área da saúde, do direito e afins, que atuam direta ou indiretamente, e lidam com evidências científicas, tecnologias em saúde e direito à saúde.


# Inscrições: As inscrições estão disponíveis através do Sistema de Eventos da URCA. Clique aqui


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
:


a) Para que sua inscrição seja CONFIRMADA, você deverá realizar DEPÓSITO IDENTIFICADO na conta do evento. Em seguida enviar o comprovante de pagamento para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. juntamente com o comprovante de inscrição no evento. Não esqueça de colocar no título da mensagem o nome do evento: I Congresso Norte e Nordeste de Saúde Baseada em Evidências;

b) Alunos de GRADUAÇÃO e PÓS-GRADUAÇÃO deverão ENVIAR para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. DECLARAÇÃO que comprove o vínculo institucional.


# Site do evento: Clique aqui

 

Fonte: www.urca.br

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 ( Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. )
Twitter: @espce
Facebook: espce 

 

 
Curso forma profissionais em cirurgias seguras
Sex, 28 de Agosto de 2015 16:44

alt

Com apoio da Secretaria da Saúde do Estado, será promovido nos dias 18, 19, 25 e 26 de setembro o curso “Cirurgias seguras salvam vidas”. As inscrições são gratuitas e estarão abertas a partir desta quinta-feira, 3, no site da Escola de Saúde Pública do Ceará, vinculada da Sesa ( www.esp.ce.gov.br ).   O curso será realizado pela Academia Cearense de Medicina, a Associação Cearense de Estudos e Controle e o Colégio Brasileiro de Cirurgiões/Ce.

O objetivo do curso é implementar as orientações e medidas previstas no manual elaborado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Mundial da Saúde, com o título  "Cirurgias seguras salvam vidas", publicado no site www.saude.gov.br . Tudo para despertar a consciência dos profissionais e reforçar o compromisso dos gestores para uma melhor segurança na assistência à saúde, contribuindo no desenvolvimento de políticas públicas e de boas práticas assistenciais.  

Diferentes temas vão ser abordados na formação e atualização dos profissionais durante o curso. Entre eles: importância da segurança do paciente no contexto da assistência à saúde, avaliação pré-operatória do risco cirúrgico, indicadores de segurança  em cirurgia, plano cirúrgico em cirurgias eletivas. A higienização das mãos, um tema básico, mas de fundamental para segurança do paciente também vai estar entre os temas do curso, assim como a prevenção de infecção em cirurgias. Haverá ainda discussão de casos cirúrgicos complexos.

A programação do curso ocorrerá em um só lugar. Tanto nos dias 18 e 19 como nos 25 e 26 de setembro as aulas e discussões serão no auditório da Unichristus, na Rua João Goulart, 133, Cocó, em Fortaleza.  


Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  (   Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.  / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara






 
Divulgado o gabarito da prova escrita da Especialização em Medicina de Emergência

Seg, 06 de Janeiro de 2012 10h28

 

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) divulgam o gabarito da prova escrita, realizada no último dia 5, para ingresso na Especialização em Medicina de Emergência (molde residência). Para o complexo de emergência em Fortaleza, foram ofertadas seis vagas no programa Medicina de Emergência E1 e seis para a Medicina de Emergência E4. Para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral foram oferecidas quatro vagas no programa Medicina de Emergência E1. Os recursos poderão ser feitos nos dias 6 e 7 de fevereiro. O resultado final será divulgado oficialmente no dia 13 de fevereiro no site da ESP-CE.

Os médicos que concorreram às vagas para a Especialização em Medicina de Emergência E1 fizeram uma prova com 50 quesitos do tipo múltipla escolha, envolvendo conhecimentos de Medicina Social e Preventiva (10), Clínica Médica (10), Cirurgia (10), Pediatria (10) e Ginecologia e Obstetrícia (10). Já para os que disputaram às vagas para a Especialização em Medicina de Emergência E4, foi aplicada uma prova escrita, com 50 quesitos do tipo múltipla escolha, versando sobre temas em emergências médicas.

A Especialização em Medicina de Emergência terá duração de três anos iniciais, com a possibilidade de mais um ano opcional. A carga horária será de 60 horas semanais. O treinamento será desenvolvido nos principais hospitais de Fortaleza, como o Instituto Dr. José Frota (IJF), Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital do Coração Messejana (HM), Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), Hospital de Saúde Mental de Messejana (HSMM), Hospital Albert Sabin (Hias) e estágios no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).


Mais informações na Coordenadoria de Residências em Saúde da ESP-CE: (85) 3101.1424.

 

 Para visualizar o edital você precisa ter o Adobe Acrobat Reader instalado.

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE

 

 

 
Campanha de vacinação contra paralisia infantil termina segunda, 31
Sex, 28 de Agosto de 2015 16:43


alt

Segunda-feira, 31 de agosto, é o último dia da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil. O Ceará está perto de alcançar a meta de cobertura vacinal, que é de 95%. Até o início da tarde desta sexta-feira, 28, chegou a vacinar 68,54% da população de 570.452 crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos. Isso significa que 390.967 doses da vacina anti-pólio haviam sido aplicadas. Trinta municípios já cumpriram e até superaram a meta de cobertura de 95% do público-alvo, estabelecida pelo Ministério da Saúde. Outros 70 municípios estão com cobertura entre 80% e 94%.

O Núcleo Estadual de Imunização da Secretaria da Saúde do Estado orienta os municípios a desenvolver estratégias para cumprir a meta de imunização contra a pólio, como a abertura de postos de vacinação no neste sábado, dia 29. Em Fortaleza, o Posto de Saúde Paulo Marcelo, na Rua 25 de Março, 607, Centro, funciona durante todo o fim de semana, das 8 às 17 horas. Há 26 anos nenhum caso de paralisia infantil é registrado no Brasil, mas para manter a doença cada vez mais longe das crianças, a campanha de vacinação ocorre todos os anos. Existe o risco da doença porque ainda há alguns países com registro de casos, onde a paralisia infantil é considerada endêmica, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Este ano, até o dia 16 de junho, foram registrados 28 casos da doença, sendo 25 no Paquistão e três no Afeganistão.

Na Campanha Nacional de Multivacinação, que também prossegue até 31 de agosto, 129.232 crianças de 0 a 5 anos incompletos foram levadas aos postos de vacinação dos municípios para atualizar a caderneta de saúde da criança. Desse total, 72.355 foram vacinadas e receberam 91.719 doses das vacinas oferecidas – pentavalente, pneumocócica 10 valente, meningocócica conjugada C, tríplice viral, tetraviral, DTP, hepatite B e rotavírus. As vacinas protegem contra doenças como sarampo, rubéola, caxumba, catapora, difteria, tétano, coqueluche, meningite, entre outras. O objetivo da campanha é atualizar o esquema vacinal das crianças para melhorar a cobertura vacinal da população. Todas as vacinas do calendário nacional de vacinação da criança estão disponíveis nos postos de saúde.



Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  (   Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.  / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

 


 
Curso de Diagnóstico de Câncer de Boca inicia atividades
Ter, 09 de Dezembro de 2014 16:24 
 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio do Centro de Educação Permanente em Atenção à Saúde (Ceats) promoveu no último dia 5, a aula inaugural da turma I do Curso de Atualização para o Diagnóstico Precoce do Câncer de Boca. A aula contou com a presença da Coordenadora de Saúde Bucal do estado do Ceará, Gisele Cavalcante de Oliveira, que enfatizou a importância da iniciativa do curso.

Como estratégia de adesão aos dentistas, foi lançada uma proposta do Dezembro Verde, de conscientização sobre a prevenção do Câncer de Boca.

O curso teórico-prático inserido no Projeto de Qualificação de Profissionais para Fortalecimento da Atenção Básica do Ceará, tem como público alvo os cirurgiões-dentistas das unidades básicas de saúde com o objetivo de capacitá-los para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca.

A aula inaugural da segunda turma acontecerá no próximo dia 12 e as atividades do curso prosseguem até maio de 2015.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 ( Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. )
Twitter: @espce
Facebook: espce

 

 

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 1 de 42

Serviços

Agenda - Agosto 2015

Do Se Te Qu Qu Se Sa
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5

Escola de Saúde Pública do Ceará - Av. Antonio Justa, 3161 - Meireles, Fortaleza-CE - Cep 60165-090

Fone: (85) 3101.1398 - Fax (85) 3101.1423 - E-mail: esp@esp.ce.gov.br - Twitter: twitter.com/espce

© 2015 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados - Ver localização no mapa