Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

EpiSUS e Vigilância das IST reiniciam atividades

3 de julho de 2017 15:31

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio do Centro Educação Permanente em Vigilância da Saúde (CEVIG), iniciou, no dia 3, a segunda turma do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviço do SUS – EpiSUS – Fundamental. As aulas prosseguem até 7 de julho na sala 3 do prédio anexo da ESP/CE.
 
 
O curso, com duração de 12 semanas, é resultado da Carta de Colaboração firmada em 13 de março entre o Ministério da Saúde, a Rede de Programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo e Intervenções em Saúde Pública (TEPHINET) e a Rede Sulamericana de Programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo (REDSUR), para o planejamento e implementação de atividades relacionadas à formação, o desenvolvimento e o uso de profissionais capacitados em epidemiologia de campo e saúde pública.
 

 

A primeira turma do projeto-piloto do curso foi formada em junho último. Dessa turma, 25 profissionais da vigilância participaram do treinamento que capacitou profissionais de secretarias estaduais e municipais de saúde que enfrentaram a emergência da epidemia de Zika vírus e suas consequências ou que se localizam em área de fronteira com outros países.
 
 


IST

 

Além dessa turma do EpiSUS, a ESP/CE receberá, no período de 3 a 5 deste mês, o segundo Módulo do Curso Básico de Vigilância das IST/HIV/Aids, Sífilis Congênita e Hepatites. A formação objetiva fortalecer as ações de vigilância epidemiológica com vistas ao planejamento, monitoramento e avaliação das ações de prevenção e controle dessas doenças.
 
 

 

Em Fortaleza, o curso destina-se a coordenadores da Vigilância Epidemiológica e terá carga horária de 24 horas e suas atividades ocorrerão por meio de atividades de acolhimento, exposições dialogadas, estudos de caso, entre outras práticas. Esta mesma formação também ocorreu no município de Sobral no período de 21 a 23 de junho. Seu segundo módulo ocorrerá de 2 a 4 de agosto.
 
 
 
 
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
Facebook: espce      
 
 

 

 
Divulgado o gabarito da prova escrita da Especialização em Medicina de Emergência

Seg, 06 de Janeiro de 2012 10h28

 

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) divulgam o gabarito da prova escrita, realizada no último dia 5, para ingresso na Especialização em Medicina de Emergência (molde residência). Para o complexo de emergência em Fortaleza, foram ofertadas seis vagas no programa Medicina de Emergência E1 e seis para a Medicina de Emergência E4. Para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral foram oferecidas quatro vagas no programa Medicina de Emergência E1. Os recursos poderão ser feitos nos dias 6 e 7 de fevereiro. O resultado final será divulgado oficialmente no dia 13 de fevereiro no site da ESP-CE.

Os médicos que concorreram às vagas para a Especialização em Medicina de Emergência E1 fizeram uma prova com 50 quesitos do tipo múltipla escolha, envolvendo conhecimentos de Medicina Social e Preventiva (10), Clínica Médica (10), Cirurgia (10), Pediatria (10) e Ginecologia e Obstetrícia (10). Já para os que disputaram às vagas para a Especialização em Medicina de Emergência E4, foi aplicada uma prova escrita, com 50 quesitos do tipo múltipla escolha, versando sobre temas em emergências médicas.

A Especialização em Medicina de Emergência terá duração de três anos iniciais, com a possibilidade de mais um ano opcional. A carga horária será de 60 horas semanais. O treinamento será desenvolvido nos principais hospitais de Fortaleza, como o Instituto Dr. José Frota (IJF), Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital do Coração Messejana (HM), Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), Hospital de Saúde Mental de Messejana (HSMM), Hospital Albert Sabin (Hias) e estágios no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).


Mais informações na Coordenadoria de Residências em Saúde da ESP-CE: (85) 3101.1424.

 

 Para visualizar o edital você precisa ter o Adobe Acrobat Reader instalado.

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE

 

 

 
Informações Classificadas como Sigilosas

Seg, 17 de abril de 2017

 

Em atendimento ao disposto no art. 29 da Lei 15.175, de 28 de junho de 2012, o Comitê Setorial de Acesso à Informação da Escola de Saúde Pública - ESP/CE apresenta o rol de documentos classificados com grau de sigilo e rol de informações desclassificadas.

 INFORMAÇÕES CLASSIFICADAS

 Autoridade Classificadora: Comitê Setorial de Acesso à Informação - CSAI - ESP/CE
 

TIPO DE DOCUMENTO/ INFORMAÇÃO CLASSIFICADAS

GRAU DE SIGILO
PRAZO DE SIGILO

FUNDAMENTO LEGAL

 Manifestações de ouvidoria do tipo denúncia, registradas no Sistema Informatizado de Ouvidoria (SOU) Reservado  5 anos
 Incisos VII e VIII do Art. 22 da Lei Estadual n° 15.175 de 28/06/2012

 

 INFORMAÇÕES DESCLASSIFICADAS

Não há registro de informações desclassificadas até a presente data

Informações atualizadas em 17/07/2017

 

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 ( Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. )
Facebook: espce   
Instagram: esp_ce

 

 
Residência Integrada em Saúde forma mais 327 profissionais
Seg, 09 de Maio de 2016 16:21

alt


A Secretaria da Saúde do Estado e a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) realizam na quinta-feira, 19 de maio, às 15 horas, no auditório da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) , Avenida Antônio Justa 3161, Meireles, a solenidade de encerramento da segunda turma do Programa de Pós-Graduação na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde/Residência Integrada em Saúde (RIS-ESP/CE), dos componentes Comunitário e Hospitalar. Antes da solenidade, com o objetivo de evidenciar os resultados da Residência e valorizar e integrar ainda mais os profissionais, ocorrerão dois momentos, chamados de ¨Ritos de Encerramento, nos dias 17, 18 e 19 de maio: Mostra de Impactos da RIS-ESP/CE nos cenários de atuação e a Mostra de Vivências/Estágios Eletivos. Tudo ocorrerá na Escola de Saúde Pública do Ceará.

A Residência Integrada em Saúde é um programa de pós-graduação na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde (especialização), em caráter de dedicação exclusiva e em regime de tempo integral, caracterizando-se como educação para o trabalho, através da aprendizagem em serviço, no âmbito dos sistemas municipais e estadual de Saúde ou região de Saúde. A RIS-ESP/CE ativa e capacita lideranças técnicas, científicas e políticas por meio da interiorização da Educação Permanente Interprofissional, na perspectiva de contribuir para a consolidação da carreira na saúde pública e para o fortalecimento das redes assistenciais do Sistema Único de Saúde (SUS).

Implantada em 2013, a RIS-ESP/CE aumentou a oferta de 222 para 327 vagas a 13 profissões da saúde em 2014, distribuídas em 11 ênfases:  Saúde da Família e Comunidade, Saúde Mental Coletiva e Saúde Coletiva, Enfermagem Obstétrica, Neonatologia, Pediatria, Infectologia, Neurologia e Neurocirurgia de Alta Complexidade, Cuidado Cardiopulmonar, Urgência e Emergência e Cancerologia. O programa tem duração mínima de dois anos, com carga horária total de 5.760 horas e 60 horas semanais. A carga horária é dividida em 80% de atividades práticas (imersão em serviço, plantões e estágios) e 20% de atividades teóricas (aulas teóricas, rodas tutoriais e estudo individual) ou teórico-práticas (Roda de Núcleo e Roda de Campo).

327 profissionais

Atualmente, a RIS-ESP/CE integra dez programas de Residência Multiprofissional em Saúde e um programa de Residência em Área Profissional da Saúde, com dois componentes - Componente Comunitário e Componente Hospitalar, com 11 ênfases e 327 vagas distribuídas em 41 instituições executoras. A Escola de Saúde Pública do Ceará é a instituição formadora. As instituições executoras são as coordenadorias regionais de saúde, as prefeituras municipais de Acopiara, Arneiroz, Aracati, Aquiraz, Brejo Santo, Canindé, Crateús, Eusébio, Fortaleza, Horizonte, Iguatu, Icapuí, Maracanaú, Maranguape, Reriutaba, Itapipoca, Tabuleiro do Norte e Tauá e os hospitais Instituto do Câncer do Ceará (ICC), Instituto Dr. José Frota (IJF), Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), Hospital Geral Cesár Cals (HGCC), Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) e Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ). A supervisão dos profissionais de saúde residentes é feita por 334 preceptores no componente comunitário e 278 no componente hospitalar.






Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel ( Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara
 
Seleção CEOs: Resultado Final

Ter, 13 de Dezembro de 2011 17h38

 

RESULTADO FINAL
   ::    Aracati
   ::    Camocim
   ::    Canindé
   ::    Caucaia
   ::    Icó
   ::    Iguatu
   ::    Limoeiro do Norte
   ::    Quixadá
   ::    São Gonçalo do Amarante

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) divulga o resultado final do Processo Seletivo Público Simplificado dos Consórcios Públicos de Saúde das Microrregiões de Aracati, Camocim, Canindé, Caucaia, Icó, Iguatu, Limoeiro do Norte, Quixadá e São Gonçalo do Amarante para preenchimento de vagas para os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs)

 

Clique aqui e confira todos os resultados publicados do Processo Seletivo.


Mais informações: (85) 3101.1402/1429.

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE

 

 Para visualizar os editais você precisa ter o Adobe Acrobat Reader instalado.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 1 de 50

Serviços

Agenda - Julho 2017

Do Se Te Qu Qu Se Sa
25 26 27 28 29 30 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5

Escola de Saúde Pública do Ceará - Av. Antonio Justa, 3161 - Meireles, Fortaleza-CE - Cep 60165-090

Fone: (85) 3101.1398 - Fax (85) 3101.1423 - E-mail: esp@esp.ce.gov.br - Twitter: twitter.com/espce

Horário de Funcionamento: Segunda-Feira a Sexta-Feira, das 08h00 às 12h00 e 13h00 às 17h00

© 2017 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados - Ver localização no mapa