Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto

Centro de Investigação Científica Cesar Víctora

Centro de Investigação Científica César Víctora (Cenic) foi instituído em março de 2002, tendo como missão promover o desenvolvimento da investigação científica coerente com o planejamento estratégico da ESP/CE, desencadeando articulações interinstitucionais e provendo suporte técnico às áreas programáticas.

Promover a realização de estudos em parceria com instituições nacionais e internacionais, a elevada produção acadêmica dos alunos dos cursos de pós-graduação e o lançamento de editais pelo CNPq, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), Unesco/Ministério da Saúde, para o financiamento de pesquisas, evidenciaram a necessidade de criação desse Centro de Pesquisa na ESP/CE.

Em outubro de 2006, foi inaugurada a sala intitulada "Centro de Investigação Científica Cesar Víctora", homenagem ao consagrado pesquisador, epidemiologista gaúcho, que tem se dedicado a investigar e identificar os determinantes sociais em saúde.

Desde sua criação, o Cenic vem ampliando a disseminação do conhecimento para profissionais do sistema de saúde do estado do Ceará e instituições de ensino superior, coordenando ciclos de palestras proferidas por renomados pesquisadores de universidades nacionais e internacionais, com temas relevantes da saúde coletiva.

Projetos Estratégicos

  1. Aprimoramento da capacidade de investigação das áreas programáticas;
  2. Estabelecimento de diretrizes e normas para a produção científica e a garantia de qualidade dos projetos de pesquisa;
  3. Ampliação do acesso à informação científica mediante a melhoria do Cedob;
  4. Criação de mecanismos de financiamento e estímulo à pesquisa na ESP/CE, mediante a criação do Fundo de Pesquisa;
  5. Criação de mecanismos de divulgação/ publicações das pesquisas desenvolvidas pelos profissionais das áreas e pelos alunos dos cursos de pós-graduação;
  6. Ampliação da capacidade do Cenic para desempenho de suas funções.

 
MEMBROS DO CENIC

Maria Verônica Sales da Silva
Supervisora do Centro de Investigação Cientifica.
 
Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Graduada em Licenciatura Plena pelo Programa de Formação Pedagógica da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Especialista em Gestão de Sistemas Locais de Saúde pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE). Especialista em Enfermagem Obstétrica (UVA). Especialista em Formação Pedagógica em Enfermagem (UFC/FIOCRUZ). Especialista em Auditoria de Sistemas de Saúde Pública e Privada - INET. Mestra em Enfermagem - Saúde Comunitária (UFC). Doutora em Enfermagem - Saúde Comunitária pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Enfermeira na Secretaria da Saúde no Estado do Ceará (SESA-CE). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Laboratório de Práticas em Saúde Coletiva – LAPRACS (UECE). Coordenadora do Projeto de Pesquisa Avaliação do Serviço de Regulação em Saúde da Macrorregião de Fortaleza do Estado do Ceará (FUNCAP/PPSUS). Integrante do Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará.

Alice Maria Correia Pequeno Marinho

Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa CEP-ESP/CE.

Graduada em Geologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestra em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Membra do Colegiado do GT-VISA da ABRASCO. Professora Efetiva do Mestrado Profissionalizante em Ensino na Saúde da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Coordenadora da disciplina de Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem e colaboradora na disciplina de Avaliação da Aprendizagem (UECE). Integrante de grupo de pesquisa sobre exposição humana a agrotóxicos junto ao Núcleo TRAMAS (UFC), na linha Produção, Ambiente, Saúde e Cultura no Nordeste Brasileiro.
 
José Osmar Vasconcelos Filho
Pesquisador do Centro de Investigação Científica.

Graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre e doutor em Radiologia Odontológica, pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-UNICAMP).  Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa CEP-ESP/CE. Professor-orientador de alunos de pós-graduação (especialização e mestrado). Membro avaliador em bancas de defesa de monografia e dissertação. Assessor das Áreas Programáticas no desenvolvimento das respectivas áreas; Pesquisador/FUNCAP (Projeto Saúde Bucal).

Maria Lourdes dos Santos
Pesquisadora do Centro de Investigação Científica.

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra e doutora em Sociologia (UFC). Professora da Faculdade Ratio. Supervisora do Curso de Especialização Educação, Pobreza e Desigualdades Sociais (UFC). Professora-orientadora de alunos de pós-graduação. Membra avaliadora em bancas.  Desenvolvedora de projetos de pesquisa.

Sâmara Gurgel Aguiar
Pesquisadora do Centro de Investigação Científica.

Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR); Mestra em Educação pela Universidade de São Paulo (USP); Integrante do Programa de Extensão Clínica, Estética e Política do Cuidado (UFC). Egressa do Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância (LEPSI-USP). Egressa da Residência Tutorada em Educação Terapêutica (Lugar de Vida - SP). Membra suplente da Comissão Intersetorial de Saúde Mental do Estado do Ceará (CISM-CESAU). Professora do curso de Psicologia na Faculdade Vale do Salgado (FVS). Supervisora de estágio profissional nas áreas de prevenção e promoção da saúde e educação.

Fabíola Monteiro de Castro
Pesquisadora do Centro de Investigação Científica.

Graduada em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Fisioterapia - Terapia Manual e Postural pelo Centro Universitário de Maringá. Mestra em Saúde Coletiva (UNIFOR). Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal/Universidade Estadual do Ceará (UFC/UECE). Pesquisadora do Laboratório de Fisioterapia Metabólica e de Pé Diabético (UFC). Colaboradora da Residência Multiprofissional em Diabetes do Hospital Walter Cantídio (HUWC/UFC). Professora na Faculdade Fanor DeVry.

Stella Maia Barbosa

Pesquisadora do Centro de Investigação Científica.

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra e doutora em Enfermagem (UFC). Coordenadora de Enfermagem do Ambulatório de Coagulopatias do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE). Professora do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará (FAECE).

 

 


 

 

 

 

Serviços

Agenda - Fevereiro 2018

Do Se Te Qu Qu Se Sa
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 1 2 3

Escola de Saúde Pública do Ceará - Av. Antonio Justa, 3161 - Meireles, Fortaleza-CE - Cep 60165-090

Fone: (85) 3101.1398 - Fax (85) 3101.1423 - E-mail: esp@esp.ce.gov.br - Twitter: twitter.com/espce

Horário de Funcionamento: Segunda-Feira a Sexta-Feira, das 08h00 às 12h00 e 13h00 às 17h00

© 2018 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados - Ver localização no mapa