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ESP/CE celebra 24 anos da sua fundação


A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) comemora os seus 24 anos de fundação. A Instituição de ensino superior reconhecida pelo Conselho de Educação do Ceará, a ESP/CE foi criada em 22 de julho de 1993 sob a forma de uma autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). A Escola nasceu do sonho de operacionalizar a política de educação permanente em saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará.


Desde o começo, a ESP/CE teve o desafio de compor e acompanhar uma complexa rede de formação, em parceria com universidades, escolas e cursos profissionalizantes, e hoje, 24 anos depois, essa atuação se amplia e se solidifica em municípios por todo o Ceará.


Sua oferta de cursos, de nível técnico e especializações, tem capacitado profissionais e trabalhadores de saúde do Ceará, a maioria deles do interior do Estado. A Residência Médica ampliou o número de vagas e criou novos programas no Hospital Regional do Cariri, na Rede Municipal de Saúde de Fortaleza e de Iguatu. Também foi criada a Residência Integrada em Saúde (RIS-ESP/CE) que, hoje, é composta por onze ênfases de Residências Multiprofissionais, três comunitárias e onze hospitalares.


“Grupo dos Onze”



Os primeiros passos para a criação da ESP/CE foram dados em 1993, com a formatação do Regulamento da Escola Técnica, embrião da Escola. Neste ano, foi constituído “O Grupo dos Onze”, formados por técnicos da Sesa e educadores da Universidade Federal do Ceará (UFC), que teve como missão discutir a implantação da instituição.


Proporcionar maior acesso à formação, à capacitação e ao desenvolvimento das habilidades e competências dos profissionais de saúde a fim de atender às novas exigências e necessidades do SUS, era o pensamento norteador do projeto inovador e ousado de criação da ESP/CE.


Formar gestores, planejadores, avaliadores e técnicos especializados nas áreas de saúde foi, então, imperativo para caminhar a passos largos com o processo de consolidação do SUS no Ceará. Nessa perspectiva, em 22 de julho de 1993, o então governador Ciro Gomes sancionou a lei Nº 12.140, de criação da instituição, configurando-se como um ato de visão, tornando real o sonho construído por todos.


Dessa forma, o Ceará ganhou uma Escola voltada para educação continuada dos profissionais de saúde, com capacidade estrutural e técnica para a realização de cursos de atualização, capacitação e aperfeiçoamento de recursos humanos para o SUS e, também, para a pesquisa e produção de conhecimentos científicos na área da saúde pública.


Ao comemorar 24 anos, a ESP/CE apresenta o cenário de um centro de excelência de disseminação do conhecimento. Ao longo de sua trajetória, construiu mecanismos para um novo espaço na educação, na gestão e na atenção à saúde. Enfrentou momentos de desafios, obstáculos e adversidades. Mas, sobreviveu, desenvolvendo e lutando pelo seu processo contínuo de desenvolvimento sustentável, por construir sua história embasada em valores que funcionam como pilares de transparência, confiança, responsabilidade e compromisso individual, inovação e dedicação de seus recursos humanos. Enfim, tem cumprido com sua nobre missão de habilitar trabalhadores para as crescentes demandas do SUS.



Trajetória



Desde sua fundação em 1993, a ESP/CE desenvolve atividades no processo de capacitação e educação continuada de gestores para o sistema de saúde do Estado. Como instituição de ensino superior, reconhecida pelo Conselho de Educação do Ceará, a ESP/CE tem contribuído na formação de profissionais ligados à área de saúde e, mais que isso, tem constituído uma base de conhecimentos sobre o setor, e os tem disponibilizado sob a forma de cooperações com municípios, com a própria Sesa, com instituições de outros Estados e com órgãos internacionais.


Ao longo de sua trajetória, a ESP/CE promoveu não somente ações de capacitação e formação de recursos humanos do Sistema Único de Saúde, como também construiu mecanismos e aberturas para um novo espaço na educação, na gestão e na atenção à saúde.


As atividades programáticas relacionadas aos projetos de Residências e Educação Permanente em Saúde são executadas pelas equipes dos Centros de Residência, Vigilância, Gestão e Atenção à Saúde, coordenadas pela Diretoria de Pós-Graduação. As ações referentes a educação iniciada e continuada e de formação técnica e pós técnica são da competência da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps).


O compromisso com a promoção, estímulo à realização de trabalhados científicos, na área da saúde, assim como a produção e disseminação deste conhecimento são dinamizados pelo Centro de Investigação Científica (Cenic). A organização do sistema educacional é planejada, monitorada e avaliada pelo Centro de Desenvolvimento Educacional (Cedes). O suporte de Tecnologia de Informação é realizado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (Nutic). O gerenciamento do controle e atualização das atividades acadêmicas é feito pela Secretaria Escolar (Seces).


Para assegurar o cumprimento de sua missão, a ESP/CE formaliza convênios, contratos e estabelece parcerias estratégicas. A instituição estruturou um Escritório de Projetos que é responsável por reunir todo o portifólio de projetos, planejar, avaliar, conduzir, organizar, controlar e finalizar as atividades dos mesmos e de forma a alcançar seus objetivos. Os processos gerenciais relativos ao desempenho operacional e o alcance dos objetivos estratégicos são acompanhados, monitorados e avaliados pela Assessoria de Desenvolvimento Institucional (Adins).


Cursos


A ESP/CE oferece Residências Médicas, Residências Multiprofissionais e Especializações nas áreas de Gestão em Saúde, Desenvolvimento Educacional em Saúde, Atenção em Saúde, Vigilância em Saúde. Na Educação Profissional, são ofertados cursos de nível técnico, como Técnico em Enfermagem,Técnico em Saúde Bucal,Técnico em Radiologia eTécnico de Agente Comunitário de Saúde. Em 2016, foram ministrados os cursos de Técnico em Vigilância em Saúde, Técnico em Prótese Dentária, Técnico em Atendimento Pré-Hospitalar,Técnico de Apoio ao Acolhimento em Saúde,Técnico em Hemoterapia,Técnico em Análises Clínicas, Curso de Qualificação para Agentes de Combate às Endemias, Curso de Qualidade e Segurança do Paciente, Curso de Qualificação em Saúde do Trabalhador para Profissionais da Atenção Básica e Curso de Gestão e Planejamento do SUS. Em fase de execução, acontecem os cursos de Aperfeiçoamento em Atenção à Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico Puerperal e do Neonato e- Curso de Aperfeiçoamento em Desenvolvimento Infantil. Na modalidade pós-técnica, foram realizados em 2016 os seguintes cursos: Pós-Técnico em Saúde do Idoso, Pós-Técnico em Saúde do Trabalhador e Pós-Técnico em Urgência e Emergência.



Visão




Ser instituição de referência na formação e educação permanente, em práticas inovadoras de ensino, pesquisa, extensão e produção tecnológica, na área da saúde, no âmbito nacional e Internacional até 2015.


Missão



Promover a formação e educação permanente, pesquisa e extensão na área da Saúde, na busca de inovação e produção tecnológica, a partir das necessidades sociais e do SUS, integrando ensino-serviço-comunidade, formando redes colaborativas e fortalecendo o sistema saúde-escola.


Valores



Ética; Equidade; Eficiência; Respeito à diversidade; Transparência; Inovação contínua; Responsabilidade socioambiental; Colaboração.



Acreditação Pedagógica


A Acreditação Pedagógica é um procedimento de verificação externa e uma forma pactuada de gerenciamento coletivo da qualidade, cujo objetivo é oferecer reconhecimento social a cursos de pós-graduação lato sensu, em áreas da saúde pública, envolvendo aspectos relacionados às atribuições legais, ao projeto pedagógico, a pertinência, a capacidade de articulação acadêmico pedagógica, aos recursos humanos, à infraestrutura e aos resultados.


No dia 13 de agosto de 2013, deu-se o início do processo da Acreditação Pedagógica na ESP/CE e o Curso escolhido foi o de Especialização em Vigilância Sanitária, pois já era ofertado desde ano 2000 pela instituição e já estava em sua 7º edição. Isso foi o reconhecimento institucional da importância do Curso, de seus desdobramentos para o controle do risco sanitário e dos processos produção-consumo de produtos e serviços e, por conseguinte, para a proteção da saúde no Ceará. A ESP/CE é a pioneira no país nesse tipo de avaliação.

 

O Patrono da ESP/CE

Escolhido como Patrono da Escola de Saúde Pública, o Dr. Paulo Marcelo Martins Rodrigues será sempre lembrado por ter sido um profissional abnegado e amante da Medicina e, também, por suas qualidades de professor dedicado e exemplar, considerado por muitos como tendo sido um reformador do ensino médico no Ceará.

 

Graduado em 1960, no Rio de Janeiro, Paulo Marcelo iniciou sua carreira universitária em 1962, como instrutor de ensino da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, tendo sido também professor colaborador da Universidade de Brasília (UnB). Além de suas atividades acadêmicas, o professor Paulo Marcelo foi membro das Sociedades Brasileiras de Gastroenterologia, de Nefrologia e de Cardiologia e teve trabalhos publicados nas áreas do ensino e do pensamento médico. Foi presidente do Centro Médico Cearense, em um momento de grandes transformações e sua gestão representou um marco na história dessa entidade médica.

Vítima de enfarte fulminante, faleceu no dia 8 de janeiro de 1989. Deixou mulher, três filhos e muitos médicos formados, que seguiram os caminhos do seu trabalho na Medicina e na Educação em Saúde.
 
 
 

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